DEMA
DEMA

O Fundo DEMA prima pelo respeito à sociobiodiversidade, pela Justiça Ambiental e Climática, pela garantia plena dos Direitos Humanos Econômicos, Sociais, Culturais e Ambientais (DHESCA), pela Agroecologia e a defesa da Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (SAN), pela equidade de gênero, e pela valorização e respeito à auto-identidade e à diversidade e pluralidade cultural e religiosa.

Nesse sentido, apoia projetos coletivos sustentáveis e de fortalecimento das organizações dos Povos da Floresta no Pará – indígenas, quilombolas, comunidades extrativistas, ribeirinhas e da agricultura familiar- que visam a valorização socioambiental dessas populações como atores indispensáveis na preservação do bioma amazônico.

O nome do fundo é uma homenagem a Ademir Alfeu Federicci, conhecido como DEMA, coordenador do Movimento pelo Desenvolvimento da Transamazônica e Xingu. Ele foi assassinado em sua casa, no dia 25 de agosto de 2001, na frente de sua companheira e de seus filhos.

Criado 2003, o Fundo DEMA é uma conquista do conjunto de movimentos sociais no Oeste do Pará. A FASE é sua responsável jurídica e administrativamente, função que exerce junto a organizações e movimentos socais que formam um Comitê Gestor.

ACESSE O SITE



Enviando sua mensagem