SAAP
SAAP

O SAAP realiza suas atividades por meio de três fundos específicos. São eles:

FUNDO DE APOIO A PEQUENOS PROJETOS (FPP)

É voltado para grupos de base, associações, movimentos populares, redes e articulações. Os projetos apoiados são necessariamente pontuais, ou seja, têm fim em si. Porém, devem estar inseridos em processos de luta mais permanentes. O FPP visa apoiar iniciativas voltadas para a defesa de bens comuns, a preservação ambiental, a busca por direitos (econômicos, sociais, culturais e ambientais) e a democratização da comunicação.

São priorizados projetos que: fortaleçam a organização comunitária; tenham uma dimensão educativa que contribua para a tomada de consciência da realidade; colaborem no exercício da participação popular na formulação e monitoramento de políticas públicas; e incentivem a articulação de grupos com preocupações similares e movimentos sociais.

Saiba como acessar aqui.

FUNDO DE APOIO ESTRATÉGICO (FAE)

É um fundo de fomento voltado especificamente para mulheres e jovens que estejam organizados em experiências de trabalho associativo. O FAE garante a democracia do acesso aos recursos, o acompanhamento aos grupos por um tempo limitado e o espaço de troca de experiência e de articulação entre os beneficiados, tendo como perspectiva ampliar a cultura de direitos.

As relações sociais marcadas pelo machismo fazem com que esse fundo foque entre seus  beneficiados os grupos formados por mulheres, colaborando com a transformação de uma realidade de contínua violação de seus direitos.  Além disso, dá ênfase ao debate sobre desigualdade de gênero em grupos mistos. Em especial, os formados por jovens a fim de que esses promovam o rompimento com o patriarcalismo no futuro.

Saiba como acessar aqui.

FUNDOS ROTATIVOS SOLIDÁRIOS (FRS)

São voltados para grupos populares já constituídos com experiência de trabalho associativo e que desenvolvam atividades econômicas. A ideia é valorizar uma nova economia em contraposição ao padrão de organização do trabalho do modelo econômico capitalista. Visa apoiar a constituição de poupanças geridas coletivamente que tenham como objetivo a promoção da autonomia de uma comunidade ou grupo organizado.

Os Fundos Rotativos Solidários reúnem recursos que circulam entre todos os seus participantes. Os membros recebem benefícios individualmente, mas em uma perspectiva comunitária de desenvolvimento. O SAAP acompanha o processo de gestão dos selecionados até que esses consigam devolver o valor do apoio ao fundo.

Saiba como acessar aqui.




Enviando sua mensagem