Fase Pernambuco

Em Pernambuco, a FASE desenvolve estratégias para o monitoramento de políticas públicas, visando a garantia do direito à cidade com participação popular. Com sede na capital Recife, busca contribuir para a efetivação de um novo modelo de desenvolvimento que seja inclusivo, democrático e ambientalmente sustentável nos meios urbanos, onde a igualdade de gênero e étnica possa se fazer, na contramão do atual modelo de cidades.

A marca desse regional tem sido a relação orgânica com os movimentos sociais na Região Metropolitana de Recife, na Zona da Mata e no Sertão do estado, o que fortalece a ação política dos sujeitos sociais e de suas redes de articulação. A situação precária das moradias, associada à insegurança jurídica dos moradores com relação as suas casas, é hoje um dos maiores problemas na área de atuação da FASE Pernambuco.

Diversos movimentos sociais, entidades, moradores do Recife acompanharam o ato na rua e nos meios de transporte. (Foto: Ana Lira/Comitê Popular da Copa Pernambuco)
Luta contra remoções arbitrárias é uma das pautas desse programa regional  (Foto: Ana Lira)

Grandes obras e empreendimentos, como o Porto de Suape e as da Copa do Mundo, impactaram negativamente  populações pobres em cidades que já enfrentam mazelas como o aumento da criminalidade e da violência, principalmente em áreas periféricas. Nesse contexto de precarização das condições de vida na metrópole, aumenta a necessidade de se empreender lutas e de se construir um conjunto articulado de estratégias para intervir no debate e na formulação de propostas de saneamento, habitação e resíduos sólidos nos planos estaduais e municipais.

A FASE Pernambuco atua no sentido de assessorar, implantar, apoiar e fortalecer ações relacionadas à justiça ambiental e à exigibilidade de direitos. E também na busca da ampliação de políticas públicas que favoreçam a luta das juventudes e das mulheres, inclusive as voltadas para a geração de emprego e renda, combinando atividades de formação política com capacitação na área de gestão social de negócios.

Esse regional se fortalece a partir da atuação e articulação em redes, fóruns e campanhas como: os Fóruns Nacional e Estadual de Reforma Urbana, o Fórum Nordeste de Reforma Urbana, o Fórum SUAPE Socioambiental e o Fórum das Juventudes de PE (FOJUPE).

Enviando sua mensagem