Fase Rio de Janeiro

A FASE Rio atua na região metropolitana fluminense para promover o direito à cidade, o que inclui a defesa de convívios justos em espaços urbanos democráticos e ambientalmente sustentáveis. Historicamente, além da capital, onde está a sede desse programa regional, a Baixada Fluminense é muito importante em suas ações. Hoje se observa, mais uma vez, os impactos sobre esta área de grande segregação socioespacial, desigualdade e violência.

A metrópole fluminense está entre as de maior densidade demográfica do país, onde vivem cerca de 12 milhões de seus habitantes – 75% do total de uma população do estado. O Rio de Janeiro evidencia o paradoxo gerado pela reprodução social do Brasil. Apesar da grande circulação de recursos, é uma região com grande concentração de riqueza nas mãos de poucos. A atuação da FASE se dá pela construção de alternativas a este modelo de desenvolvimento urbano.

Educação popular com jovens no Rio de Janeiro (Foto: Arquivo FASE)
Educação popular com jovens no Rio de Janeiro (Foto: Arquivo/ FASE)


A FASE Rio fomenta ainda os mecanismos de participação democrática nas cidades.  É constante o estímulo ao surgimento e  ao crescimento de organizações sociais locais e regionais, defendendo e fortalecendo políticas públicas nas áreas de moradia, saneamento ambiental e recursos hídricos. Além disso, age para a promoção de sujeitos políticos da juventude e pela igualdade de gênero. Contribui, ainda, na luta direta de famílias que resistem às remoções causadas pela elitização dos espaços públicos.

Esse regional também colabora na mobilização a fim de garantir o acesso a bens culturais e ao direito de circular livremente nas cidades. Além disso, busca estabelecer parcerias institucionais com universidades e organizações sociais que se orientam por objetivos comuns, sendo constante a troca e a produção dos diversos saberes críticos que fortalecem as iniciativas populares. A FASE Rio amplia sua atuação ao participar de espaços como o Comitê Rio Popular da Copa e Olimpíadas, o Fórum Comunitário do Porto, o Fórum Social de Manguinhos,  o Fórum Estadual de Reforma Urbana e o Fórum de Juventudes do Rio de Janeiro.

Enviando sua mensagem