Revista Proposta


Edição 127, janeiro / 2014

A edição 127 da Revista Proposta coloca em debate as muitas faces da juventude brasileira. Em foco, esses jovens que, em junho de 2013, apresentaram sua rica pluralidade e surpreenderam positivamente o país por sua força. Os textos dialogam com temas como feminismo, identidade, comunicação, solidariedade internacional e os desafios no campo. A edição traz ainda uma novidade: pela primeira vez inclui um ensaio fotográfico. Realizado pelo Coletivo Fotografia Expandida, o trabalho recebeu o título “Fotos para jogar luz na cidade”.

ACESSAR BAIXAR PDF

Edição 47, novembro / 1990

A questão da participação popular e das formas alternativas de organização da população urbana suscita uma reflexão específica no que se refere à educação popular. A experiência concreta de participação popular em um projeto econômico encaminhado pelo próprio movimento organizado traz no seu bojo importantes questões referentes à problemática urbana, como pode mostrar esta edição de proposta. Também são temas: a questão da moradia e do saneamento básico; a ampliação dos direitos sociais e o exercício pleno da cidadania; a participação popular e a sua capacitação para o desenvolvimento autônomo de projetos econômicos; a questão organizativa, a solidariedade e a experiência de mutirões.

ACESSAR BAIXAR PDF

Edição 46, agosto / 1990

Esta edição aponta que o tema das barragens colocou no palco da história brasileira atores que, lutando contra a expropriação da terra, trazem à tona novos elementos para que a sociedade amplie a sua compreensão sobre o campo. Populações atingidas por barragens trouxeram no processo de construção de suas identidades questionamentos do modelo autoritário de planejamento do Estado, em particular, da política energética. Passaram em muitos casos a se antecipar à construção de barragens hidrelétricas, questionando e impedindo as construções que desalojariam milhares de camponeses e destruiriam todo um modo de vida. Esses movimentos estão inseridos na luta pela cidadania e colocam questões novas para a educação popular.

ACESSAR BAIXAR PDF


Enviando sua mensagem