Revista Proposta


Edição 57, julho / 1993

Esta edição é exclusivamente dedicada à revisão constitucional que entrou em debate no ano de 1993. Era preciso discutir o significado da Constituição e os conflitos de interesses, opiniões e projetos políticos sobre seus diversos dispositivos. Estava em disputa o sentido da revisão constitucional. Diversos grupos de pressão, especialmente os setores do empresariado identificados com o neoliberalismo, se articulavam com a finalidade de modificar, total ou parcialmente, o texto constitucional. Mas as forças democráticas e, sobretudo, os movimentos sociais estavam, em sua maioria, ausentes deste embate. E, sendo contra ou favor, os movimentos sociais não podem deixar que o debate e o sentido da revisão sejam monopolizados pelas elites conservadoras e as classes dominantes. Esta edição pretende estimular este debate entre os atores democráticos e populares e subsidiar os movimentos sociais na elaboração de uma estratégia de intervenção sobre as esferas cultural e institucional da sociedade brasileira.

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Edição 50, setembro / 1991

Criada em 1983, sob o influxo da poderosa mobilização dos trabalhadores que contribuiu para pôr fim às regras autoritárias do regime militar, a Central Única dos Trabalhadores (CUT) realiza em setembro de 1991 o seu IV Congresso. A capacidade de mobilização e o seu forte espírito de autonomia, que chamaram a atenção de sindicalistas de várias partes do mundo, recebe atenção desta edição da Proposta. Esta edição contribui para esse grande debate discutindo, dentre outros temas, as relações entre a organização de base; e a reestruturação industrial no Brasil, com destaque para a introdução de novas tecnologias e novos processos de trabalho.

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Edição 47, novembro / 1990

A questão da participação popular e das formas alternativas de organização da população urbana suscita uma reflexão específica no que se refere à educação popular. A experiência concreta de participação popular em um projeto econômico encaminhado pelo próprio movimento organizado traz no seu bojo importantes questões referentes à problemática urbana, como pode mostrar esta edição de proposta. Também são temas: a questão da moradia e do saneamento básico; a ampliação dos direitos sociais e o exercício pleno da cidadania; a participação popular e a sua capacitação para o desenvolvimento autônomo de projetos econômicos; a questão organizativa, a solidariedade e a experiência de mutirões.

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Edição 46, agosto / 1990

Esta edição aponta que o tema das barragens colocou no palco da história brasileira atores que, lutando contra a expropriação da terra, trazem à tona novos elementos para que a sociedade amplie a sua compreensão sobre o campo. Populações atingidas por barragens trouxeram no processo de construção de suas identidades questionamentos do modelo autoritário de planejamento do Estado, em particular, da política energética. Passaram em muitos casos a se antecipar à construção de barragens hidrelétricas, questionando e impedindo as construções que desalojariam milhares de camponeses e destruiriam todo um modo de vida. Esses movimentos estão inseridos na luta pela cidadania e colocam questões novas para a educação popular.

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Edição 45, agosto / 1990

“Um projeto de educação popular só é legítimo quando supõe a soberania popular como princípio, meio e fim de qualquer processo social concreto. Sem esta condição não é possível qualificar os experimentos político-educativos como populares ou libertadores. A democratização da sociedade não é um simples artifício operacional ou tático. Entendida como um processo permanente de ampliação da soberania popular, constitui condição indispensável para a transformação histórica a ser empreendida pelas classes populares. Representa, também, uma conquista que transcende interesses particulares e se universaliza”, destaca o editorial desta edição da Proposta. Com base nessas premissas, a revista dá início a uma reflexão sobre o valor democrático das lutas populares.

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