Vídeos


20/08/2018Segurança Alimentar Vídeo de avaliação do IV Encontro Nacional de Agroecologia (ENA) A energia do IV Encontro Nacional de Agroecologia (ENA) ainda pulsa nos corações de quem participou do evento, realizado em Belo Horizonte (MG) de 31 de maio e 3 de junho. Confira a percepção da comissão local e do Núcleo Executivo da Articulação Nacional de Agroecologia (ANA) sobre os processos preparatórios, as atividade durante o encontro e os possíveis desdobramentos de um evento que marcou a história da agroecologia no Brasil. Maria Emília Pacheco, do Grupo Nacional de Assessoria (GNA) e do Núcleo Executivo da ANA, está entre os entrevistados no vídeo.
12/06/2018Segurança Alimentar Agrotóxicos: “vivemos grande atraso em termos tecnológicos e éticos” Franciléia Paula de Castro, educadora do programa da FASE no Mato Grosso e integrante da Campanha Nacional Contra os Agrotóxicos e pela Vida, participou de audiência da comissão especial destinada a debater o Projeto de Lei nº 6670/2016, que institui a Política Nacional de Redução de Agrotóxicos (PNARA), dentre outras providencias. Ela criticou as vantagens dadas ao agronegócio no país, como a isenção de impostos para os agrotóxicos, e defendeu a agroecologia como modelo democrático de produção e consumo de alimentos saudáveis. “Vivemos um grande atraso no Brasil em termos tecnológicos e éticos quando o assunto é agrotóxico”, disse.
12/06/2018Agroecologia O IV ENA, seu significado, protestos, anúncios e sujeitos políticos por Maria Emília Pacheco O IV Encontro Nacional de Agroecologia (ENA) continua repercutindo junto aos povos do campo, da floresta, das águas e das cidades. Em Belo Horizonte (MG), antes da saída do ato público do ENA, Maria Emília Pacheco, da FASE e da Articulação Nacional de Agroecologia (ANA), apontou alguns elementos “contra os quais protestamos por nos afastar da soberania alimentar” e anunciou os territórios agroecológicos que despontam no país.
13/03/2018Segurança Alimentar ERÊ NE – Encontro Regional Nordeste de Agroecologia Vídeo sobre o Encontro Regional de Agroecologia do Nordeste (ERÊ NE), realizado no final de fevereiro de 2018, em Recife (PE). O evento deu visibilidade às lutas e experiências agroecológicas dos territórios do nordeste brasileiro, além de fortalecer o desafio de estreitar os diálogos entre campo e cidade. O ERÊ Nordeste, como momento preparatório para o IV Encontro Nacional de Agroecologia (ENA), possibilitou um ambiente de trocas de saberes e reflexões sobre as temáticas que envolvem o IV ENA, que será promovido pela Articulação Nacional de Agroecologia (ANA), de 31 de maio a 3 de junho de 2018, em Belo Horizonte (MG).
25/08/2017Segurança Alimentar 11 anos da Lei Orgânica de Segurança Alimentar (Losan) A Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional (Losan) completou 11 anos no dia 15 de agosto. Para lembrar a data, a Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados realizou uma audiência pública. Maria Emilia Pacheco, integrante do Grupo Nacional de Assessoria (GNA) da FASE, esteve entre os debatedores. Ela ressaltou: "esse é um momento de protestar contra violação dos direitos, o desmonte das políticas, o ataque a democracia". Maria Emília salientou ainda que a Losan "trouxe a necessidade de pensar de forma articulada as dimensões sociais, políticas, ambientais e culturais, e isso está muito bem expresso nos vários sentidos da Lei e na amplitude deste marco institucional".
22/12/2016Segurança Alimentar Campanha Guardiões dos Sabores na Amazônia Vídeo produzido pelo programa da FASE na Amazônia para divulgação da Campanha Guardiões dos Sabores. A produção apresenta uma prévia do que está sendo pensado para motivar o engajamento da sociedade na luta em defesa da produção de alimentos agroecológicos, da agricultura familiar, dos povos e comunidades tradicionais e de uma alimentação realmente saudável. Seja você também um guardião e uma guardiã dos sabores! Acesse: www.guardioesdossabores.org e acompanhe as atividades da Campanha.
20/12/2016Amazonia Fala Juventude: Meu Corpo, Meu Território O vídeo "Fala Juventude: Meu corpo, meu território" foi produzido por jovens da Amazônia paraense, participantes do Programa de Formação Fala Juventude, que por meio da comunicação comunitária têm fortalecido o debate sobre Direitos Territoriais, segurança alimentar, agroecologia e autonomia das mulheres. O projeto é executado pelo programa da FASE na Amazônia e conta com o apoio das organizações Manos Unidas, ASW, Action Aid e Fasternopfer.
24/11/2016Fase Animação: “Que FASE é essa?” A animação "Que FASE é essa?" explica o trabalho da organização FASE - Solidariedade e Educação. O título é sugestivo, já que também brinca com a importância de organizações de luta por direitos e pela radicalização da democracia, como é o caso da nossa, em um contexto de crise democrática no Brasil. A produção foi elaborada em novembro de 2016, ano de golpe no país e mês em que a FASE completa 55 anos. Além de explicar quais são as atuais causas da organização, o vídeo destaca seu papel ao longo dos anos.
20/06/2016Segurança Alimentar Maria Emilia Pacheco fala sobre a extinção do MDA O que significa a extinção do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA)? A quem afeta e o que cada um de nós tem a ver com isso? Assista a entrevista com Maria Emília Pacheco, integrante do Grupo Nacional de Assessoria (GNA) da FASE e presidenta do Consea (Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional). A entrevista foi feita feita pelo ‪#‎mobilizaMDA, movimento contra a extinção da pasta e o desmonte de políticas públicas em beneficio de povos do campo e da floresta.
11/01/2016Segurança Alimentar Maria Emília fala sobre “carnes processadas” no Futura A presidenta do Conselho Nacional de Segurança Alimentar (Consea) e integrante do Grupo Nacional de Assessoria (GNA) da FASE, Maria Emília Pacheco, participou do programa Conexão Futura em novembro de 2015. Ela falou sobre o anúncio da Agência Internacional de Pesquisa do Câncer, da Organização Mundial da Saúde (OMS), que classificou as carnes processadas como produtos que causam câncer e as carnes vermelhas como produtos provavelmente carcinogênicos, ou seja, capazes de estimular o câncer. Além dela, participaram do debate: Samuel Aguiar Júnior, cirurgião oncologista e diretor de tumores colorretais do A.C. Camargo Câncer Center, e a nutricionista Thaís Queiroz.
11/12/2015Segurança Alimentar Clemente Ntauazi fala do ProSavana em evento da FASE O moçambicano Clemente Ntauazi, que integra a Ação Acadêmica para o Desenvolvimento das Comunidades Rurais (ADECRU), participou do seminário nacional “Desenvolvimento e movimentos sociais: resistências e construção de alternativas”, promovido pela FASE no Rio de Janeiro nos dias 17 e 18 de novembro. Ele falou sobre os impactos do ProSavana [Projeto de Melhoria da Capacidade de Pesquisa e de Transferência de Tecnologia para o Desenvolvimento da Agricultura no Corredor de Nacala], cooperação envolvendo Brasil, Japão e Moçambique. A atividade reuniu cerca de 80 pessoas e colocou em pauta os impactos do modelo de desenvolvimento, como as violações de direitos humanos e ambientais.
11/08/2015Bahia Jovens gerando renda na Agricultura Familiar na Bahia Esse é um registro do Projeto "Jovens gerando renda na Agricultura Familiar", desenvolvido entre 2013 e 2015, pelo programa da FASE na Bahia em sete municípios do Vale do Jiquiriçá e do Baixo Sul. O vídeo traz depoimentos de jovens e outras pessoas que participaram dessa frente de trabalho, documentando os reflexos das atividades na dinâmica social da juventude na região. A ação possibilitou a formação socioprodutiva dos jovens uma vez que, por meio dela, foi possível encontrar alternativas de geração de renda para se manterem na zona rural, ao invés de migrarem para as cidades.


Enviando sua mensagem