Notícias

21/05/2020Bahia

BA: Ações solidárias para o enfrentamento à Covid-19

O programa da FASE na Bahia e o Núcleo de Educação Popular, se unem para produção e distribuição de máscaras de tecido em Ilhéus


FASE Bahia¹

Nos últimos dias, a região sul da Bahia tornou-se um dos principais focos de disseminação de casos do novo coronavírus de acordo com os boletins publicados pelas autoridades da área de saúde do Estado. No entanto, trabalhadores das feiras, por questão de sobrevivência, continuam trabalhando. Outro público bastante afetado com a “Campanha #ficaemcasa” são as pessoas em situação de rua, justamente onde estão mais suscetíveis à contaminação.

O programa da FASE na Bahia, na sua estratégia institucional de solidariedade, apoiou uma das ações do Núcleo de Educação Popular: diálogos freireanos (NEP)², realizando a doação de materiais para a confecção de máscaras (equipamento de proteção individual) por costureiras voluntárias. “Cada máscara representa mais uma pessoa protegida, o que contribui para a quebra da cadeia de reprodução do vírus em Ilhéus. Esta ação representa também um fortalecimento organizacional. Mesmo sem os encontros presenciais, mantemos nosso projeto de emancipação humana”, diz a coordenadora do NEP, Cristiane Andrade. “Apoiar o NEP significa fortalecer ações de educação popular. Também é no momento de confecção das máscaras que as mulheres conversam entre si, se aconselham e se queixam dos problemas do dia a dia”, comenta a educadora da FASE, Joelma Araújo.

Foto: FASE BA

O resultado desta iniciativa foi a confecção de 400 máscaras, distribuídas entre os trabalhadores das feiras de bairros e entre a população de rua do município. “Essa foi uma pequena semente plantada para a prevenção da Covid- 19, porém na certeza de que elas trarão bons frutos para os feirantes e para cada um que contribuiu para que esta ação fosse concretizada”, diz a coordenadora do NEP. E completa: “Continuaremos trabalhando. E como nos ensinou Paulo Freire, ‘não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão’”.

Foto: FASE BA

“O apoio a ações como esta fortalecem a nossa missão e reafirmam nossos trabalhos enquanto uma organização de educação popular e defesa de direitos”, diz Rosélia Melo, coordenadora da FASE na Bahia. Ela reforça ainda que neste momento de combate ao novo coronavírus, é fundamental que pessoas e organizações se unam para a efetivação de ações solidárias e humanitárias, pois são uma das principais armas de enfrentamento à pandemia. 

[1] Texto produzido pela equipe de educadores da FASE na Bahia. 

[2] O Núcleo de Educação Popular: diálogos freireanos (NEP), do município de Ilhéus, na região sul da Bahia, é uma organização que desenvolve as ações sociais na área da educação, entre elas está a produção de máscaras de tecido (equipamento de proteção individual), como medida de enfrentamento à Covid-19, na tentativa de frear o aumento do número de contaminados no município.  

Enviando sua mensagem