Notícias

29/06/2020Amazonia

Café Regional: nas ondas da Amazônia 9

Em junho, o programa Café Regional teve como foco a chegada da Covid-19 nas aldeias e comunidades tradicionais; as iniciativas dos movimentos sociais para o combate ao vírus; as ações do Ministério do Meio Ambiente; e as políticas públicas de saúde


O programa Café Regional é uma iniciativa do programa da FASE na Amazônia, em parceria com a Rádio Rural de Santarém (PA) e com apoio do Greenpeace, e vai ao ar todos os sábados, a partir de 8h05, na AM 710. O conteúdo é voltado aos povos da Amazônia e em defesa de seus territórios, mas também pode ser ouvido por aplicativo¹. A programação inclui música, informação, agenda de ações da sociedade civil, entrevistas e outros conteúdos. 

Abrindo o mês, dia 06 de junho, o Programa Café Regional pautou a a chegada do novo coronavírus nas aldeias e comunidades tradicionais e as iniciativas dos movimentos sociais. Os entrevistados foram Sara Pereira, educadora do programa da FASE na Amazônia; e Anderson Castro, tesoureiro do Conselho Indígena Tapajós-Arapiuns (CITA).

No dia 13, o assunto do programa foi “Passar a boiada na Amazônia? Não vamos deixar!”, uma referência à fala desastrosa do ministro do Meio Ambiente sobre “aproveitar” que os meios de comunicação estavam focados em cobrir a pandemia para aprovar projetos e leis com propósito de destruir a floresta. Participaram deste programa a coordenadora da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab), Nara Baré; e o Secretário-geral do Conselho Nacional das Populações Extrativistas, Jhony Torquato.

No dia 20, a pauta foi “Com a saúde do povo não se brinca. Basta ao desgoverno!”. O vereador Didi Leal, membro da Comissão de Saúde da  Câmara Municipal de Santarém; Rui Harayama, do Instituto de Saúde Coletiva (ISCO-UFOPA); e a promotora de justiça Liliam Braga, participaram do programa. 

Fechando o mês de junho, no dia 27, o assunto foi “A importância da agricultura familiar e do agroextrativismo para a segurança alimentar e nutricional”. Os entrevistados do dia foram Fabio Pacheco, da Articulação Nacional de Agroecologia (ANA); Cileusa Barreto, secretária Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Mojuí dos Campos; e Edilena Teixeira, agricultora familiar.

[1] Baixe o aplicativo da rádio ou acesse www.radioruraldesantarem.com.br.

Enviando sua mensagem