Notícias

31/10/2021AmazoniaInternacionalJustiça AmbientalSegurança Alimentar

Café Regional: nas ondas da Amazônia nas ondas da Amazônia 24

Maureen Santos, coordenadora do Grupo Nacional de Assessoria (GNA) da FASE, fala sobre o início da 26° Conferência das Partes da ONU, a COP26


Em tempos de elevada desigualdade social e do retorno da fome ao país, a agroecologia tido sinônimo de vida e esperança para as comunidades do interior desse pais. Não por acaso, no mês da alimentação o programa de rádio Café Regional falou sobre temas que vão desde o trabalho com agricultores atendidos pela FASE que desenvolvem essa prática na região Norte do país e buscam por soberania e segurança alimentar. Também foi falado sobre a importância de entidades representativas, que lutam coletivamente contra o avanço do agronegócio e de grandes empreendimentos no seu território e, claro, as consequência desses projetos para o nosso clima.

Assim, no dia 02 o assunto foi “Sistemas agroflorestais e Produção Agroecológica no PAE Lago Grande”. Os entrevistados foram Samis Vieira, educador popular do programa da FASE na Amazônia, Seginaldo Viana, da comunidade de Soledade, Edilena Teixeira, da comunidade São Francisco, no Arapiuns e Eliana Batista, da comunidade Nazário.

Fundado em 1973, o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais(STTR) de Santarém tem sido fonte de vida, assistência e resistência para a população local diante do avanço dos grandes empreendimentos. Por isso, no dia 09 a atração falou sobre a importância dessa entidade para a região, convidando a recém empossada diretoria para participar, incluindo presidente Ivete Bastos e o vice Edilson Figueira. Nara Lúcia Azevedo, secretária de políticas públicas sociais; Kézia Mota, da pasta da diretoria executiva da juventude e Ricardo Aires, da comunidade Membeca.

No último dia 16 de outubro foi comemorado o Dia Mundial da Alimentação. Por conta disso, a atração fez uma cobertura falando sobre soberania e segurança alimentar, assim como de políticas públicas de combate à fome e incentivo à agricultura familiar. Participaram Veronice Souza e Cidinha Moura, educadora da FASE Bahia e coordendora da regional de Mato Grosso, respetivamente.  

Assim, no dia 23 o destaque foi para o trabalho da Federação das Associações de Moradores e Comunidades do Assentamento Agroextrativista da Gleba Lago Grande (FEAGLE) para manter toda a região do Pae Lago Grande livre a mineração. Rosenilce Vitor e Sônia Martins, presidente e vice-presidente da Feagle, respectivamente, deram o ar da graça. Darlon Neres, representante da Juventude na organização, também foi ouvido.

E fechando o mês, foi falado sobre o início da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2021, a COP 26. A coordenadora do Grupo Nacional de Assessoria (GNA) da FASE, Maureen Santos, falou sobre o que está em jogo nessa cúpula. Hilton Lucas Durão, coordenação nacional da Coordenação Nacional de Articulação de Quilombos (CONAQ) e Luz Adriana González, assessora da Secretaria de Meio Ambiente da Cut Nacional também estiveram presentes.

O Café Regional é uma iniciativa da FASE em parceria com a Rádio Rural de Santarém (PA) – 710 AM e que tem o apoio do Greenpeace.  O programa vai ao ar todos os sábados, a partir das 08h05 da manhã, mas todos os episódios ficam disponíveis aqui no nosso site.

Enviando sua mensagem