Notícias

15/04/2017Justiça Ambiental

Curso de extensão “Ecologia política do desenvolvimento: um debate crítico”

O curso acontece entre os dias 15 e 19 de maio e é dirigido a professores, estudantes, pesquisadores, gestores públicos e militantes de movimentos sociais


O curso é uma iniciativa do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPPUR/UFRJ), em parceria com a FASE e outras organizações e surgiu da recente reativação do debate ambiental pela difusão da noção de “Antropoceno”. Com os processos de industrialização, sustentam os geocientistas, a pressão das atividades humanas sobre o planeta teria dado início a uma nova era geológica. E essa era estaria demarcada pela capacidade da sociedade moderna transformar a evolução geológica do sistema Terra. O pensamento crítico aplicado às questões ambientais sustentam, no entanto, que a ênfase no tamanho da pressão sobre a biosfera, tende a produzir mais alarme do que entendimento.

O curso acontece entre os dias 15 e 19 de maio, no Rio de Janeiro. Veja a programação.

Levando em consideração o atual contexto de retrocessos políticos e de direitos historicamente conquistados, o  curso propõe-se a debater a questão ambiental como indissociavelmente ligada à questão social, onde ganha relevo analítico a noção de desigualdade ambiental, variável-chave para se entender a continuidade do desenvolvimento baseado na expropriação da pequena produção agrícola, dos povos indígenas e comunidades tradicionais, bem como na degradação das condições de vida de trabalhadores e trabalhadoras, moradores e moradoras sem direito ao acesso às cidades.

O curso está voltado para professores, estudantes, pesquisadores, gestores públicos, professores de ensino médio e militantes de movimentos sociais. Tem como objetivos analisar as narrativas e práticas dominantes que reforçam o atual modelo de desenvolvimento e os blocos políticos articulados; caracterizar as implicações deste modelo e da apropriação da questão ambiental pelos agentes dominantes; e, construir com alunos e alunas as estratégias para abordar o estudo sobre desigualdade ambiental e desenvolvimento em distintas instâncias da educação formal e não-formal.

Mais informações e inscrições: As inscrições para o curso estão abertas até o dia 21/04. Para se inscrever, é preciso enviar e-mail com nome completo, currículo resumido, contato e texto de no máximo uma página descrevendo os motivos pelos quais deseja participar do curso. O e-mail para envio das inscrições e demais dúvidas é capitalismoextrativo@gmail.com. O curso é gratuito e será ministrado na sede do CPDA/UFRRJ (avenida Presidente Vargas, 417/19º andar) e na Casa da Ciência/UFRJ (Rua Lauro Müller, 3 – Botafogo).15

 

Enviando sua mensagem