Notícias

10/08/2006Política

Economia Solidária: de volta à arte da associação

"Economia Solidária: De volta à arte da associação" é um livro de João Roberto Lopes Pinto


Trabalhar onde todos cooperam para alcançar o mesmo resultado, com divisão igual do trabalho e do lucro, onde não há hierarquia, pois a gestão coletiva e democrática favorece não a acumulação e sim a distribuição da riqueza produzida, de forma igualitária; viver relações de trabalho onde os laços e vínculos sociais são baseados na cooperação e na reciprocidade…

Será que isso existe? Em que lugar? Embora possa soar estranho, tudo isso está acontecendo no Brasil! Em nosso país, já são 1,5 milhão de trabalhadores associados em mais de 15 mil entidades que desenvolvem empreendimentos com essas características. É a economia solidária, onde, ao contrário do cooperativismo de tipo empresarial a cooperação é de todos no processo de trabalho, com uma divisãodemocrática de funções. Essas experiências abrangem os mais diferentes ramos de atividade, tanto na cidade (artesanato, confecção, reciclagem, serviços) quanto no campo (agricultura familiar).

João Roberto Lopes Pinto, no seu livro ECONOMIA SOLIDÁRIA: De volta à arte da associação, trata esse tema como uma novidade política em razão do resgate da associação no âmbito das relações econômicas, produzindo mudanças nas regras associativas, o que ocasionou não só uma interdependência entre os trabalhadores, como também propiciou entre elesum crescimento coletivo e individual. Pesquisa realizada pelo autor, através do Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas em parceria com a Associação Nacional dos Trabalhadores e Empresas de Auto-gestão, revela que 63% dos associados melhoraram seu comportamento. Destes, 19% ficaram mais tranquilos e bem-humorados, 18% mais responsáveis e 16% mais cooperativos e solidários no empreendimento. As novas normas garantiram também uma diferença de apenas três vezes, entre a maior e a menor remuneração dos associados representando, segundo o autor, um fator fundamental para gerar igualdade e reciprocidade entre os trabalhadores.

Economia solidária: de volta à arte da associação / João Roberto Lopes Pinto.
Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2006.
(Coleção Sociedade e Solidariedade)
Prefácio de Renato R. Boschi

João Roberto Lopes Pinto é Doutor em Ciência Política pelo IUPERJ, Coordenador do programa de Economia Solidária do IBASE, professor do Curso de Relações Internacionais da Universidade Estácio de Sá e ex-su-perintendente do Orçamento Participativo do Estado do Rio de Janeiro.

Lançamento do livro Economia Solidária: de volta à arte da associação
dia 17 de agosto, 18:30h
na Livraria da Travessa
Rua do Ouvidor nº 17, Centro, Rio de Janeiro
Tel. (21) 3231-8015

Mais informações:
Tel.: (21) 2545-7370 e (21) 9921-9745.
Cemy Vargas: assessora de imprensa.

Enviando sua mensagem