Notícias

10/06/2006Bahia

Encontro regional Juventude e políticas públicas: construindo uma nova sociedade

O Fórum de Luta por Terra trabalho e Cidadania promoveu em abril deste ano um importante evento para a juventude do Sul da Bahia


O Fórum de Luta por Terra trabalho e Cidadania promoveu em abril deste ano um importante evento para a juventude do Sul da Bahia. O Encontro Regional “Juventude a participação política: construindo uma nova sociedade” contou com a participação de 128 pessoas, representando 44 entidades e grupos atuantes em 15 municípios do Sul da Bahia.

Houve uma explanação sobre o Fórum de Luta por Terra, Trabalho e Cidadania apresentada por Josivaldo Dias da Pastoral da Juventude e apresentações sobre o Histórico da participação política da juventude; a situação atual da juventude, e o protagonismo juvenil feita por Antônio Marcos, assessor do Deputado Estadual Yulo Oiticica do PT, e também sobre Políticas Públicas e Plano Nacional da Juventude, por Jéssica Sinai da Coordenação de Juventude da Prefeitura Municipal do Salvador, seguidas de debates com a participação da plenária.

Foram apresentados painéis sobre políticas públicas, com enfoques diferenciados, um tratou do tema “Juventude e Relações de Gênero”, exposto por Janira França da EACMA – Ilhéus; outro tratou de “Juventude e Violência”, exposto por Eduardo Jorge do MNU de Ilhéus e um terceiro tratou sobre a “Mobilização juvenil e Desenvolvimento Sustentável”, exposto por Ilana Cunha do Instituto Aliança, de Itacaré. Os painéis foram seguidos de mais debates e depois os participantes se dividiram em grupos de estudos para fazer leitura de texto com reflexão e debate e responder questões a eles colocadas.

No dia seguinte os jovens formaram grupos para participar de Mini Plenárias Temáticas, conforme interesse dos participantes, para os seguintes temas: (1) Juventude Camponesa; (2) Jovens de Comunidades ; (3) Cultura e lazer (Arte Educação) (4) Movimentos Estudantis nas quais houve debate e encaminhamento de propostas.

Clique aqui para ver o Relatório completo do Encontro.

Enviando sua mensagem