Notícias

14/06/2021AgroecologiaBahia

Agricultores recebem equipamentos e insumos na Bahia

As doações aconteceram através do projeto Ecoforte, da Fundação Banco do Brasil. Ao todo, 16 associações de agricultores foram comtempladas, cinco delas assessoradas pelo programa da FASE no estado


Na Bahia, agricultores e agricultoras familiares receberam a doação de equipamentos, utensílios e insumos para auxiliar a produção agroecológica. As entregas aconteceram por meio de recursos do projeto Ecoforte, da Fundação Banco do Brasil, e que visa o fortalecimento da Rede de Agroecologia local, articulada com a Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários (UNISOL), Serviço de Assessoria a Organizações Populares Rurais (SASOP) e Agência de Desenvolvimento Sustentável e Comercialização da Agricultura Familiar (ADSCAF).  Ao todo, 16 associações de agricultores foram comtempladas, cinco delas assessorados pelo programa da FASE no estado, que atuam na região do Vale do Jiquiriçá e no Baixo Sul baiano. 

As entregas dos materiais vem acontecendo desde janeiro desse ano e para Rosélia Melo, coordenadora da FASE, o projeto possibilitou a concretização de um sonho. “Desejávamos equipar nossa cozinha e facilitar o trabalho do grupo de mulheres na produção de alimentos. Conseguimos mesa, forno, fogão e outros itens que irão contribuir para melhorar e estimular a geração de renda e da qualidade de vida das famílias envolvidas”, conta Maria Francisca, presidente da Associação do Riachão do Meio do município de Presidente Tancredo Neves, uma das beneficiadas.

Criação de uma identidade visual 

Também por meio do Ecoforte, a comunicação da Rede de Agroecologia do Baixo Sul e do Vale do Jiquiriçá tem avançado muito no seu processo criativo. Um exemplo foi a criação da sua logomarca em março, um fato importante para a consolidação da sua identidade, mesmo com muitos desafios. A chegada da pandemia ao Brasil tem dificultado no planejamento de atividades e tem sido feito um grande esforço para cumprir o calendário das ações. 

Enviando sua mensagem