Notícias

15/01/2018Pernambuco

Exposição M.A.R.I.A no Centro Cultural Correios Recife

“M.A.R.I.A.- Mulheres nas Artes Representando as Identidades Afrobrasileiras” é uma realização da FASE. Além da exposição de fotografias, serão realizadas duas rodas de diálogos até o final do mês: "Cinema Negro na Periferia” e “Mulheres Negras e Encarceramento”


(Foto: CCC/Reprod)

O Centro Cultural Correios Recife (CCC-Recife) recebe até o dia 29 de janeiro a exposição “M.A.R.I.A.- Mulheres nas Artes Representando as Identidades Afrobrasileiras”, que busca promover a visibilidade das mulheres afro-brasileiras e possibilita a reflexão da sociedade sobre os impactos do racismo em suas vidas. Composta por 33 imagens captadas pelas fotógrafas Jéssica Vanessa, Carol Lopes e Fran Silva, a mostra “M.A.R.I.A.” é uma realização da FASE e tem entrada gratuita.

Através de suas vivências, em bairros da periferia ou não, Jéssica, Carol e Fran buscaram traduzir por meio de suas fotos, expostas na sala do térreo do CCC Recife, toda força e diversidade contidas nas múltiplas identidades de ser e resistir das mulheres negras, muitas delas protagonistas na cultura, não só a pernambucana como de outras partes do país. Tal protagonismo é retratado em diversas formas de expressão artística, a exemplo da música, dança, artesanato, grafite, dentre outras. 

Rodas de Diálogo

“O racismo institucional é responsável por várias violações de direitos humanos no acesso a políticas públicas. Mulheres jovens negras e mulheres negras estão mais expostas à violência em áreas públicas, em comparação a outros grupos da sociedade. As atividades de mobilização para a incidência política propostas têm como objetivo mudar as ideias e práticas que sustentam o racismo e o sexismo que afetam a vida dessas mulheres”, comenta Rosimere Nery, educadora do programa da FASE em Pernambuco.

Também em parceria com o Centro Cultural dos Correios (CCC) do Recife, estão previstas ainda duas rodas de diálogo. A primeira acontecerá no dia 18 de janeiro, das 14h às 17, e tem como título “Cinema Negro na Periferia”. Já a segunda está marcada para o dia 29 de janeiro, também de 14 às 17h, quando se encerra a Exposição M.A.R.I.A, tendo como centro do debate a temática “Mulheres Negras e Encarceramento”. Essas atividades são articuladas e mobilizadas pelas integrantes da ação coletiva “Mulheres Negras Fortalecidas na Luta contra o Racismo e o Sexismo“.Serviço:

Exposição: “M.A.R.I.A.-Mulheres nas Artes Representando as Identidades Afrobrasileiras”.
Onde: Av. Marquês de Olinda, 262, Bairro do Recife.
Visitação: Segunda a sexta-feira, das 11h às 17h, até 29/01/ 2018.
Entrada gratuita.

Enviando sua mensagem