Notícias

06/06/2007Bahia

FASE BA nas Comissões de Articulação Agroecologia

Em sintonia com sua atuação na comissão estadual, a FASE Bahia está presente na Comissão de Animação da Articulação em Agroecologia que atua no Sul do estado. Este coletivo esteve reunido no dia 18 de maio, planejando a realização do IV Intercâmbio em Agroecologia, que deverá acontecer em julho, no Extremo Sul da Bahia, provavelmente em Teixeira de Freitas.


FASE Bahia participa das Comissões de Animação da Articulação em Agroecologia

A Comissão Estadual de Articulação em Agroecologia da Bahia, composta pela Caritas, Sasop, Fase, CAA, Moc e Fetraf, esteve reunida no dia 25 de maio para um balanço do processo de promoção da agroecologia na Bahia, após II ENA, e definir algumas diretrizes para um plano de ação em 2007.

Avaliada positivamente, a participação das entidades na promoção da agroecologia na Bahia se deu através da divulgação da carta política do ENA nas regiões, nos conteúdos de formação dos agricultores familiares e na participação nas Comissões de Territórios, e no Comitê de Estadual de ATER, e nas Conferencias Regionais e Estadual de Segurança Alimentar. No entanto, houve também o reconhecimento de que faltou uma participação mais articulada da comissão no diálogo dos movimentos sociais e entidades com o governo do estado (veja notícias alusivas ao Diálogo – encontro com o Governador da Bahia – 07/03/2007).

Esta reunião da Comissão de Articulação estadual apontou o enfrentamento ao agronegócio; a valorização do intercâmbio entre agricultores familiares; e troca de experiências no campo metodológico, entre as entidades como as principais diretrizes de trabalho para promover a agroecologia na Bahia.

Os temas estratégicos propostos para o debate foram: Política energética / agro-combustível; experiências de ATER; sementes; participação no PAA – Programa de Aquisição de Alimentos.

Esses temas serão aprofundados em reuniões ampliadas da Comissão Estadual de Articulação em Agroecologia. Ficou marcada uma reunião ampliada para o dia 13 de julho, em Salvador, para debater o tema do agro-combustível, a partir do relato da experiência da Fetraf Ba e da ELO – Escritório de Ligação e Organização, no projeto com a Petrobras / MDA.

A comissão fará ainda uma leitura crítica do documento sobre ATER na Bahia, elaborado recentemente pela SUAF- Superintendência da Agricultura Familiar, instância criada na SEAGRI – Secretaria de Agricultura, Reforma Agrária e Irrigação da Bahia; e agendará uma reunião com a SUAF no mês de julho, para apresentar a comissão e a experiência do trabalho de promoção da agroecologia no estado da Bahia.

Em sintonia com sua atuação na comissão estadual, a FASE Bahia também está presente na Comissão de Animação da Articulação em Agroecologia que atua no Sul do estado. Este coletivo, integrado pela FASE, SASOP, Núcleo Agroecologia da CEPLAC, EACMA, Terra Viva, e IESB, esteve reunido no dia 18 de maio, oportunidade em que se retomaram os planejamentos para a realização do IV Intercâmbio em Agroecologia, cuja data indicativa é o mês de julho, no Extremo Sul da Bahia, provavelmente em Teixeira de Freitas.

Enviando sua mensagem