Notícias

21/03/2013Bahia

FASE Bahia participa do 8 de Março

Exposições e palestras trazem pra rua debate sobre gênero e igualdade


Educadoras e técnicos da FASE Bahia atenderam ao convite do Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar de Presidente Tancredo Neves, e se somaram na organização da barraca construída para representar o movimento sindical nas comemorações do 8 de Março, Dia Internacional de Luta das Mulheres.

bahia10A iniciativa foi da Prefeitura Municipal de Presidente Tancredo Neves que planejou reunir diferentes setores, entidades e representações atuantes no município, para que divulgassem e esclarecessem a população sobre suas atividades, especialmente aquelas relacionadas às mulheres, seus direitos, reivindicações e propostas.

Também estavam previstas palestras e prestação de serviços de interesse das mulheres da região, tanto da zona rural como das áreas urbanas. Isto foi feito pelas entidades que participaram da organização dos trabalhos nas diferentes barracas montadas na sede urbana do município.

A FASE Bahia, que já atua há vários anos no Baixo Sul, sempre em parceria com associações comunitárias, e com o SINTRAF de Presidente Tancredo Neves, expôs material que registra suas ações com o Programa de Geração de Renda para Jovens Agricultores Familiares; trouxe produtos e esclarecimentos sobre suas ações de apoio às Organizações Comunitárias de Base, desenvolvidas através do FADOC / SolSoc e explicou o que vem sendo feito, em termos de assistência técnica e extensão rural, em diversas comunidades do município, através da Chamada Pública de ATER Bahia.

Educadoras e técnicos enfatizaram nestes esclarecimentos, com atenção especial consagrada à construção de construção de relações de gênero igualitárias. Por exemplo, nas atividades de assessoria técnica e extensão rural, a FASE Bahia sempre procura promover a inclusão social e econômica das mulheres agricultoras familiares.

Também se demonstrou na prática esta prioridade, com a exposição do trabalho da FASE, em parceira com o SAAP, através do FAE – Fundo de Apoio Estratégico, que vem contribuindo para a construção e socialização de conhecimentos sobre direitos essenciais à conquista da dignidade para mulheres na região. Grupos de Mulheres apoiados pelo SAAP FASE de Calumbi, Moenda (Presidente Tancredo Neves), e do São Paulinho (Teolândia), se fizeram presentes, com bastante animação.

Enviando sua mensagem