Notícias

18/03/2010Justiça Ambiental

Fase e Fiocruz lançam mapa de conflitos ambientais e de saúde no Brasil

Já está no ar, disponível para consultas, o Mapa de Injustiça Ambiental e Saúde no Brasil


O Mapa de conflitos envolvendo injustiça ambiental e Saúde no Brasil é resultado de um projeto desenvolvido em conjunto pela Fase e pela Fiocruz, com o apoio do Departamento de Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde. Seu objetivo maior é apoiar a luta de inúmeras populações e grupos atingidos/as em seus territórios por ações governamentais e projetos de desenvolvimento que impactam desigualmente grupos sociais vulnerabilizados pelo preconceito e pela desigualdade social.

O Mapa busca socializar informações, dar visibilidade a denúncias e permitir o monitoramento de ações e de projetos que enfrentem situações de injustiças ambientais relacionadas à saúde em diferentes territórios e populações das cidades, campos e florestas, sem esquecer as zonas costeiras.

Os conflitos foram levantados tendo por base principalmente as situações de injustiça ambiental discutidas em diferentes fóruns e redes a partir do início de 2006, em particular a Rede Brasileira de Justiça Ambiental (RBJA). Esse universo não esgota as inúmeras situações existentes no país, mas reflete uma parcela importante de casos nos quais populações atingidas, movimentos sociais e entidades ambientalistas vêm se posicionando.

É possível pesquisar por UF, por palavras (quilombolas, agrotóxicos, ribeirinhos, Ceará, carcinicultura, Goiás amianto, por exemplo) ou por “frase inteira” (Belo Monte, Santo Amaro da Purificação, Vale do Rio Doce etc), sempre lembrando de respeitar acentos e maiúsculas, quando for o caso. Na página Metodologia, quem estiver interessado poderá saber um pouco sobre como ele foi construído.

O endereço do Mapa é www.conflitoambiental.icict.fiocruz.br.

 

Enviando sua mensagem