Notícias

07/09/2017Mato Grosso

FASE lamenta assassinato de casal de agricultores familiares no Mato Grosso

Prestamos solidariedade à família, aos amigos e aos companheiros de luta de Tereza Rios e Aloísio da Silva Lara


Tereza Rios, presidenta da União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes – MT), e seu companheiro, Aloísio da Silva Lara, foram encontrados mortos hoje (7) em Nossa Senhora do Livramento, na Baixada Cuiabana. Morreram no sítio da família, onde cotidianamente trabalhavam em favor da vida cultivando alimentos variados e saudáveis. A FASE lamenta profundamente a perda do casal de agricultores familiares e presta solidariedade à família, aos amigos e aos seus companheiros de luta.

“Ela estava fazendo um movimento forte para que as cooperativas conseguissem ter acesso ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Buscava fortalecer a venda direta de alimentos saudáveis nas feiras. Aluísio também. Eram defensores da agroecologia”, recorda Cidinha Moura, coordenadora do programa da FASE no Mato Grosso. Tereza e Aloísio, que atuava como presidente da Associação União Boa Vida, participavam de atividades de educação popular da FASE por meio do trabalho de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) em Agroecologia.

Tereza era uma liderança reconhecida no estado há mais de 20 anos, pautando no movimento sindical temas ligados aos direitos das trabalhadoras rurais. Foi da Secretaria de Mulheres da Federação de Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (Fetagri) no Mato Grosso e também teve uma atuação na política partidária. Chegou a se eleger pelo PT como vereadora de Nossa Senhora do Livramento e a atuar como secretária de Agricultura do município.

A Polícia Militar foi acionada após os corpos serem encontrados com perfurações por arma de fogo. Ainda não há suspeitos ou informações sobre a motivação dos crimes.

Enviando sua mensagem