Notícias

17/06/2014Bahia

Fase participa do maior evento de agricultura familiar da Bahia

A Expoagrifam aconteceu em Feira de Santana no início de junho


A 2ª Exposição Estadual da Agricultura Familiar (Expoagrifam) da Bahia aconteceu na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). A FASE Bahia participou e estimulou grupos de mulheres e jovens agricultores das regiões do Baixo Sul e Vale do Jiquiriça a participarem do evento, que é considerado o maior da agricultura familiar baiana.

Os integrantes do programa Jovens Gerando Renda na Agricultura Familiar, da FASE Bahia, foram aos seminários sobre comercialização no PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) e sobre a educação no campo. Ao todo, 45 jovens desse programa estiveram na Exposição. Eles também participaram de um intercâmbio com outros grupos expositores. Já 28 mulheres de diferentes grupos apoiados pelo SAAP (Serviço de Análise e Assessoria de Projetos) participaram da roda de conversa sobre Economia Solidária e Economia Feminista, iniciativa coordenada pela FASE Bahia.

A Expoagrifam, que ocorreu de 5 a 8 de junho, foi realizada pela Cooperativa de Assessoria Técnica e Educacional para o Desenvolvimento da Agricultura Familiar (Cootraf), pela Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (Fetraf), pelo Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA) e pela Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários (Unisol), contando com apoios governamentais.

De acordo com os organizadores, a finalidade foi divulgar as tecnologias e discutir políticas públicas. A programação incluiu palestras, rodadas de negócios, festival gastronômico e atividades culturais, além da comercialização de produtos da agricultura familiar, da reforma agrária, da economia solidária, de pescadores e produzidos por comunidades tradicionais como quilombolas e indígenas.

Enviando sua mensagem