Notícias

14/01/2006Pernambuco

PE inicia 2006 articulando a agroecologia na Zona da Mata

A FASE Pernambuco inicia uma articulação e formação política de agricultores ecológicos para a participação do II Encontro Nacional de Agroecologia.


Neste início de 2006, a FASE Pernambuco inicia uma articulação e formação política de agricultores ecológicos para a participação do II Encontro Nacional de Agroecologia, que se realizará de 2 a 6 de junho em Recife. A intenção do escritório regional do PE é formar uma plataforma de articulação e de agenda política com agricultores e agricultoras da Zona da Mata, para que eles cheguem ao Encontro capazes de se integrar às novas proposições do desenvolvimento sustentável e da agricultura orgânica.

Uma das preocupações é estabelecer teias de intercâmbio, trocas e consórcio entre os agricultores da Zona da Mata, antes mesmo de iniciar o II Encontro Nacional. O trabalho da FASE neste aspecto é o de criar condições para que a comercialização e as facilidades à produção agroecológica sejam cada vez maiores.

Existe um marco estratégico claro neste trabalho, que é a integração dos sistemas de agroflorestas e de gestão dos recursos hídricos. No nordeste, onde o acesso a recursos hídricos sempre foi um fator definidor do acesso ao trabalho e à renda, o debate sobre uma agricultura sustentável e distribuidora de riquezas não pode estar desassociado das discussões sobre o direito à água.

Enviando sua mensagem