Notícias

16/07/2021AgroecologiaBahia

Agricultores familiares da Bahia participam de oficina de produção de cacau fino

Ação dá continuidade ao processo de certificação orgânica, obtido em 2021


Em junho, o programa da FASE na Bahia realizou oficina para produção de cacau fino no assentamento Dois Riachões, em Ibirapitanga. A atividade deu continuidade ao processo de certificação orgânica obtido pelos agricultores em 2021 em parceria com a Rede de Agroecologia Povos da Mata. 

Elane Rocha, educadora da FASE no estado, conta que o objetivo da ação foi capacitar os agricultores familiares para a produção mais refinada, seguindo critérios de tempo e fermentação. “Eles já produzem de forma agroecológica as hortaliças e demais produtos para sua subsistência e, agora, passaram a produzir também cacau orgânico, a ponto de conseguir vender o quilo por R$ 25. Eles chegam a vender uma arroba (15 kg) por até R$ 600, o que trás não só mais qualidade de vida, como também um sentimento de produzir um alimento de excelência”. 

fase promove oficina de produção de cacau orgânico na Bahia“Tivemos  um dia de muito aprendizado e troca de saberes, conhecendo todas as etapas da cadeia de produção de uma amêndoa de cacau com qualidade, onde observamos desde a produção de bio caldas para adubação, o cuidado na colheita e a quebra do cacau”, conta Edinelia Lago, do Grupo Jequitibá II, em Amargosa. Ela completa dizendo que “a importância do processo de fermentação é um momento ímpar para garantir uma amêndoa de cacau de boa qualidade, assim como a secagem e a limpeza, até o produto final, o chocolate”. 

Enviando sua mensagem