Notícias

02/09/2008Direito à cidade

Fórum de Juventudes apresenta sua idéia de cidade

O Fórum de Juventudes do Rio de Janeiro organiza um encontro com alguns dos candidatos a prefeito da cidade para esta semana. No dia 2 de setembro, os jovens vão apresentar uma plataforma construída coletivamente na qual expõem seus pontos de vista e idéias de políticas públicas para o município


Fausto Oliveira

Numa iniciativa de grande teor de cidadania, o Fórum de Juventudes do Rio de Janeiro organiza um encontro com alguns dos candidatos a prefeito da cidade que acontecerá no dia 02 de setembro. Os jovens organizados vão apresentar uma plataforma construída coletivamente na qual expõem seus pontos de vista e idéias de políticas públicas para o município. Tentarão arrancar dos candidatos um compromisso com esta plataforma. Quem se comprometer com a plataforma, será cobrado no futuro, caso se eleja.

A plataforma é um documento que expressa as preocupações desta parcela organizada e engajada da juventude carioca. Ela divide as reivindicações em sete áreas: participação social, segurança e direitos humanos, saúde e sexualidade, educação, trabalho, cultura e comunicação, igualdade racial, e gênero. Em cada um destes setores, o Fórum de Juventudes cobra do poder público municipal atitudes que ponham a cidadania em primeiro lugar, garantindo direitos humanos econômicos, sociais e culturais a todos e todas. Ou seja, o fundo da proposta tem o sentido de criar condições mais humanas para a vida na cidade.

Um grupo de organizações não governamentais assessorou o Fórum de Juventudes do Rio no trabalho de confecção da plataforma e na produção deste encontro com os candidatos. Esse esforço das entidades, do qual a Fase participou, é fruto do reconhecimento do protagonismo cada vez maior dos jovens nos processos políticos das cidades brasileiras e da importância que as organizações juvenis têm na proposição de uma nova cidade, uma nova sociedade e um novo mundo possível.

Enviando sua mensagem