Notícias

15/06/2021Fundo Dema

Fundo Dema lança o Edital “Cidades Amazônicas”

O edital apoiará iniciativas em 21 cidades do Pará, Mato Grosso e Maranhão. As propostas devem ser encaminhadas até o dia 30 de julho


Com o objetivo de fortalecer a luta contra o avanço do desmatamento, o agravamento da crise climática e outros impactos socioambientais por meio da manutenção de florestas vivas e o fortalecimento das organizações populares em movimento nas cidades, aliadas aos povos do campo, das águas e das florestas, o Fundo Dema lança o Edital Cidades Amazônicas: floresta viva em movimento.

O apoio se destina a grupos, coletivos e organizações comunitárias urbanas e periurbanas, priorizando juventudes e mulheres, que sejam: negros/as, indígenas, agricultores/as, agroextrativistas, quilombolas, ribeirinhos/as, comunicadores/as populares, artistas, artesãos, afro religiosos/as, evangélicos/as, católicos/as e de outras manifestações religiosas.

Os projetos podem integrar um ou mais das três linhas temáticas disponibilizadas: 1. Fortalecimento das Articulações Locais e suas Articulações; 2. Mudanças Climáticas e Racismo Ambiental; Agroecologia, Soberania, Segurança e Nutricional nas Cidades.

Contando com a parceria da Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional (FASE) na Amazônia e Mato Grosso, Associação Agroecológica Tijupá e Centro de Estudos e Defesa do Negro no Pará (Cedenpa), o Edital alcança 21 cidades dos Estados do Pará, Mato Grosso e Maranhão, entre elas: Belém, Ananindeua, Marituba, Benevides, Santa Bárbara, Altamira, Placas, Uruará, Santarém, Belterra, Mojuí dos Campos, Itaituba e Jacareacanga, no Pará; Cuiabá, Várzea Grande e Cáceres, no Mato Grosso; São Luís, São José de Ribamar, Raposa, Paço do Lumiar e Alcântara, no Maranhão.

Para auxiliar as organizações e coletivos na produção das propostas, o Fundo Dema realiza oficinas de elaboração de projetos virtuais com agendas programadas para os três estados. As inscrições para estas oficinas devem ser feitas pelo formulário no Google Docs. A produção dos projetos também pode ser subsidiada pelo Guia e Elaboração, Gestão e Monitoramento de Projetos disponibilizado pelo Fundo Dema. As propostas devem ser encaminhadas no período que vai de 15 de junho a 30 de julho de 2021, para o e-mail cidadesamazonicas@fase.org.br , ou pelos Correios para FUNDO DEMA – Somos a Floresta. Rua Bernal do Couto, 1329 – Bairro: Umarizal – Belém/PA – CEP: 66.055-080.

Acesse o edital.

Preencha o formulário de elaboração de projetos.

Veja a lista de documentos necessários para a inscrição.

Fonte: Fundo Dema

Enviando sua mensagem