Notícias

30/05/2012Pará

Juventude constrói propostas para a Rio+20

Conferência Livre no Pará reuniu cerca de 70 jovens


Cerca de 70 jovens da região metropolitana de Belém, no Pará, estiveram presentes na Conferência Livre Sobre a Rio+20 – no último sábado, em 26 de maio. Realizada em parceria entre a FASE-Amazônia e o Instituto Universidade Popular (UNIPOP), o encontro – que teve como tema “A Juventude Paraense” – construiu propostas coletivas a serem apresentadas durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável.

Jovens participantes de comitês, grêmios, igrejas, conselhos, associações e outros tipos de organizações puderam se inserir nos vários debates sobre desenvolvimento sustentável. Também participaram jovens integrantes do projeto Juventudes, Direito à Cidade e Justiça Ambiental, promovido pela FASE. Pela parte da manhã, painéis temáticos contextualizaram a Rio+20 e a Cúpula dos Povos – esse último, o encontro paralelo, organizado pela sociedade civil. Em seguida, grupos de trabalho se dividiram para a elaboração de propostas e reivindicações coletivas. Os eixos temáticos foram “Cidades Sustentáveis e Mudanças Climáticas” e “Participação Política da Juventude”.

Ao final, todas as propostas – sistematizadas em um relatório – foram encaminhadas ao GT Juventude e Desenvolvimento Sustentável, que pautará plataformas de juventude no documento final da Rio+20. As Conferências Livres aconteceram em diversas regiões do país com o objetivo de mobilizar e incluir a juventude na construção de debates que incidam diretamente no encontro oficial entre chefes de estado de diferentes países.

Clique AQUI para acessar o relatório final.

Enviando sua mensagem