Notícias

20/09/2021AgroecologiaBahiaSegurança Alimentar

Pela primeira vez, agricultores do Vale do Jiquiriçá vendem produção para o PAA

Produtores são assessorados pelo programa da FASE na Bahia, em parceria com o ATER Agroecologia


Agricultores familiares da cidade de Ubaíra, na região do Vale do Jiquiriçá,  entregaram alimentos da agricultura familiar ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) em setembro. Esta é uma das principais políticas de apoio e incentivo à agricultura familiar no Brasil, onde os produtores rurais podem vender seus produtos a órgãos públicos. 

Assessorados pelo programa da FASE no estado, através da parceria com a ATER Agroecologia, após as entregas dos produtos, os kits são montados e distribuídos para famílias em situação de vulnerabilidade social do  município. O agricultor Jaelson Souza, da comunidade de Duas Barras, conta que antes, eles produziam os alimentos, mas não tinham quem comprasse ou “quando vendiam, era para os atravessadores que não pagavam um valor justo”, opina. Ele conta ainda que, mesmo sendo a sua primeira entrega ao PAA, já percebe os benefícios. “Entregamos a produção e recebemos um valor justo por cada produto. Isso traz renda e incentiva a produzirmos a cada dia mais”, comemora. 

“Essa política pública é um direito da agricultura familiar. Faremos o que for preciso para que eles consigam cada vez ter conquistas daqui pra frente”, diz Elenilda Porcino, educadora da FASE.

Enviando sua mensagem