Notícias

03/11/2011Mato Grosso

Mato Grosso comemora 50 anos da FASE

O regional Mato Grosso da FASE, localizada em Cáceres, festejou em 25 de outubro


Vilmon Ferreira, da FASE MT

A sede do Programa de Mato Grosso da FASE, no município de Cáceres, esteve em festa no dia 25 de outubro quando foram comemorados os 50 anos da entidade. Participaram representantes de órgãos públicos, organizações parceiras e dezenas de lideranças de projetos acompanhados pela FASE.

O evento teve três momentos especiais. Primeiro, no auditório do Centro Diocesano, cerca de 80 lideranças e representantes de organizações parceiras testemunharam e colaboraram no debate para o resgate histórico da atuação da FASE em Mato Grosso.

Depois, a Câmara de Vereadores de Cáceres ficou lotada para ver a FASE receber a moção de aplausos em homenagem a trajetória de luta de 50 anos no Brasil. Neste momento, também foram lembradas as pessoas que colaboraram nesta trajetória de luta, como ex-técnicos e técnicas. A memória de Murilo Pinto da Silva e Carmela Pezzuti, que fizeram parte da equipe em Mato Grosso, foram especialmente recordados.

 Mais tarde, os festejos continuaram de volta ao Centro Diocesano com uma grande confraternização regada a coquetel, licores de frutos nativos e música regional pantaneira. Participaram mais de 150 pessoas. Os bolos, pães, biscoitos e licores servidos na festa são receitas desenvolvidas pelos grupos extrativistas a FASE apóia. Ou seja: nosso coquetel teve o sabor dos frutos do cerrado pantaneiro!

A comemoração também foi marcada pela primeira exibição pública do filme “Do campo a cidade: mulheres em luta por direitos”. O vídeo produzido com mulheres do Mato Grosso é a primeira parte de um DVD duplo produzido pelo SAAP – Setor de Análise e Assessoria a Projetos, da FASE. O objetivo é sintetizar uma das linhas de apoio deste programa, que é o Fundo de Apoio Estratégico, e mostra uma pequena parte da luta das mulheres brasileiras pela conquista de direitos. O vídeo é este que pode ser assistido aqui:

A FASE no Mato Grosso

Em 2011 a FASE Nacional completa 50 anos de história de Solidariedade e Educação e a FASE Mato Grosso celebra 25 anos. A primeira sede da FASE neste estado foi inaugurada em janeiro de 1987, no município de Vila Bela da Santíssima Trindade. Na época foi iniciado trabalho na região do Vale do Guaporé. Em 1994 a sede foi transferida para Cáceres, onde permanece até hoje trabalhando com agroecologia e segurança alimentar.

 

 

Enviando sua mensagem