Notícias

17/07/2008Justiça Ambiental

Missão de Investigação sobre o Etanol

A missão produziu o relatório denominado "Os Agrocombustíveis no Brasil”, que traz informações importantes sobre os impactos das políticas públicas de incentivo aos agrocombustíveis.


A Missão internacional de Investigação no Brasil, realizada em abril deste ano – e que contou com a participação de técnicos da Dhesca Brasil – apresentou os primeiros resultados. A missão produziu o relatório denominado “Os Agrocombustíveis no Brasil”, que traz informações importantes sobre os impactos das políticas públicas de incentivo aos agrocombustíveis. (link para o documento)

Os integrantes da missão organizaram diversas visitas, no final de maio, em Bruxelas e Berlim, e o caso do Brasil foi utilizado como um exemplo sobre os problemas sociais e ambientais trazidos pela lavoura de agrocombustíveis.

Na Europa, a missão reuniu-se com representantes da Comissão Européia e também com o deputado sueco Wijkmann, relator da Comissão de Meio Ambiente do Parlamento Europeu, que se encarregou de discutir o tema das cotas dos agrocombustíveis e dos critérios sociais para sua produção. Foi realizada uma audiência entre o Parlamento Europeu com a participação de seis deputados, e procurados representantes de diferentes partidos e funcionários do ministério de cooperação.

Todo esse esforço apresentou resultado: no dia 7 de julho, o Comitê de Meio Ambiente do Parlamento Europeu votou por uma cota de 4% de combustíveis não originários do petróleo até 2015, e não 10% como pleiteavam os produtores de agro-combustíveis.

Enviando sua mensagem