Notícias

21/08/2006Direitos Humanos

Missão na Região do Rio São Francisco

A Relatoria para o Direito Humano ao Meio-Ambiente e a Relatoria para o Direito Humano ao Trabalho realizaram missão nas regiões do Baixo e Sub-médio São Francisco


Nos dias 26, 27 e 28 de julho a Relatoria para os Direitos Humanos à Alimentação, Água e Terra Rural, a Relatoria para o Direito Humano ao Meio-Ambiente e a Relatoria para o Direito Humano ao Trabalho realizaram missão nas regiões do Baixo e Sub-médio São Francisco, nos estados da Bahia e Pernambuco. Teve como objetivo investigar in loco denúncias de violações de direitos humanos potenciais e em curso, encaminhadas pelo PAD – Processo de Articulação e Diálogo, decorrentes do Projeto de Transposição do Rio São Francisco.

A comitiva da Missão contou com a participação de organizações da sociedade civil que atuam pela revitalização do Rio São Francisco na região: AATR, Agendha, CPT-BA, CPP, Diaconia, CCLF, Irpaa, Sintagro e Fórum Permanente de Defesa do São Francisco.

Foram realizadas visitas nos municípios de Paulo Afonso-BA (encontro com organizações sociais e representantes das comunidades tradicionais do Sub-médio e Baixo São Francisco); Petrolândia-PE (Eixo Leste da Transposição); Icó Mandantes (Agrovilas e Vila dos Pescadores); Floresta-PE (reunião com o Bispo D. Adriano); Cabrobó-PE (povo Truká); Abaré-BA (povo Tumbalalá); Juazeiro-BA (pontos de tomada d’água do Rio São Francisco); Salvador-BA (reunião com o Ministério Público Estadual e com representantes de diversas entidades locais).

Enviando sua mensagem