Notícias

15/08/2006Internacional

Mosaico Social: um portal para a América Latina

Seleção informativa a partir de um olhar da sociedade civil latino-americana


Mosaico Social

Endereço: www.mosaicosocial.org

O portal informativo Mosaico Social é o primeiro produto de uma articulação de organizações da sociedade civil latino-americana, uma rede chamada RitsLAC. A idéia principal, expressa no subtítulo do projeto, é apresentar uma seleção informativa confiável, de múltiplas fontes, redes, grupos de jornalistas sociais e produtores de informação e conhecimento, para expressar uma visão plural da sociedade civil sobre a realidade, com ênfase em uma perspectiva latino-americana. Quem desejar poderá se cadastrar para receber o boletim semanal com os destaques de cada semana.

Neste mosaico, cada organização é responsável pela seleção e produção de conteúdo local sobre seu país – em texto, foto, áudio e vídeo. Esse material deve traduzir um olhar crítico do que acontece na América Latina, com um enfoque e uma reflexão normalmente não observados na grande mídia.
Mosaico Social busca uma interlocução com líderes de organizações da sociedade civil, agências multilaterais e ativistas sociais e tem como meta alcançar governos, jornalistas, partidos políticos, meios acadêmicos e outros formadores de opinião.

O portal está no ar desde julho, trazendo notícias, análises, entrevistas e serviços dentro de um mesmo espírito: informação crítica e alternativa, com a visão da sociedade civil.

A rede

A rede RitsLAC formou-se a partir de uma proposta de articulação regional apresentada pela organização não-governamental brasileira Rits – Rede de Informações para o Terceiro Setor, que desde 1997 desenvolve um trabalho em dois principais campos de atuação: a produção de conteúdo qualificado para as entidades da sociedade civil e o estímulo ao uso estratégico das tecnologias de informação e comunicação.

Graças ao apoio da Fundação Kellogg, a Rits iniciou os contatos com entidades representativas em seus países e que pudessem participar do projeto de uma ampla rede colaborativa voltada para o fortalecimento da sociedade civil.

Quem faz parte da Rede

A rede RitsLAC, que produz o Mosaico Social, é formada pelas seguintes organizações (listadas em ordem alfabética de países):

Argentina – Nodo Tau (www.tau.org.ar)
Bolívia – Campanha Cris Bolívia (www.crisbolivia.net)
Brasil – Rits (www.rits.org.br)
Chile – Aldea Comunicaciones
Colombia – Colnodo (www.colnodo.apc.org)
Equador – Nuevared (www.nuevared.org)
Paraguai – Radio FM Trinidad (www.fmtrinidad.org)
Peru – Alfa Redi (www.alfa-redi.org) e Cepes (www.cepes.org.pe)
Uruguai – Associação Nacional de ONGs (www.anong.org.uy)

Enviando sua mensagem