Notícias

11/08/2021Amazonia

“Nossos processos de luta só serão vitoriosos com uma articulação global”

Sara Pereira, educadora do programa da FASE na Amazônia, participa de intercâmbio de experiências e saberes para preservação dos povos de vida tradicionais e lançamento de plataforma virtual de aprendizagem “Todos os Olhos na Amazônia”  


A educadora Sara Pereira, do programa da FASE na Amazônia, participou do intercâmbio de troca de conhecimentos e para a defesa territorial promovido pela campanha “Todos os Olhos na Amazônia”, da qual a FASE é parte. Nele, foi lançada a plataforma virtual Todos os Olhos na Amazônia, que visa incentivar o aprendizado sobre as estratégias coletivas de preservação através de material audiovisual, notícias e estudos de caso sobre as iniciativas, uma delas é o Assentamento Agroextrativista (PAE) Lago Grande, no Pará

 

 

Os novos cabanos 

Durante a atividade, Sara falou sobre o trabalho que vem sendo realizado no PAE, como a formação de lideranças locais e com a juventude, que começa a assumir um lugar de protagonismo. “Mergulhar na própria história, faz com que eles se envolvam e queiram ser, por exemplo, os novos ‘cabanos’”, pontuou. 

Sara também citou a importância dos meios de comunicação para realização do trabalho e apontou como um dos maiores legados desse processo de luta, a articulação que vem sendo feita entre os moradores das comunidades, as entidades locais, a sociedade civil e os setores da igreja católica. “Nossos processos de luta só serão vitoriosos com uma articulação global”.

Enviando sua mensagem