Notícias

13/06/2013Pará

Palestra alerta para impactos do cultivo de dendê

FASE Amazônia convida para o debate que será realizado no dia 27, em Belém (PA)


A FASE Amazônia e o Instituto Nova Cartografia Social realizam e convidam a todos para a palestra: “Impactos socioambientais e violações de direitos provocados pela expansão do dendê: as experiências na América Latina”. O assunto já foi tema de entrevista recente para a FASE. Guilherme Carvalho, técnico da FASE Amazônia, defendeu que não há uma tradição de agricultura familiar relativa à plantação do dendê, mas sim uma ação empresarial. “Há um conjunto de ações que concorrem para forçar a agricultura familiar a investir nesse monocultivo”. E isso traz sérias consequências para os agricultores familiares, como “risco da segurança alimentar e nutricional [ao não cultivarem alimentos para consumo], a perda da autonomia sobre suas terras, a dependência dos preços no mercado do monocultivo de dendê, e a desestruturação do modo de vida dessas comunidades”.

A palestra será ministrada por Elizabeth Díaz, com a exibição de dois filmes: “Dendeicultores de Honduras e apoio ao Golpe do Estado” e “Expansão do dendê no nordeste Paraense”. Haverá também a participação de Manoel Clauderi Coutinho da Luz (Associação Quilombola Unidos do Rio Capim) e Rosa Acevedo Marin (UFPA).

A convidada, Elizabeth Díaz, integra a Secretaria Internacional do Movimento Mundial pelas Florestas Tropicais (World Rainforest Movement – WRM) desde 1998. O WRM é uma organização internacional que trabalha em causas relacionadas com as florestas e plantações e contribui para o respeito aos direitos dos povos sobre seus territórios. Neste contexto, já participou de inúmeras campanhas, atividades e encontros regionais e internacionais sobre os impactos da expansão em grande escala das plantações de monoculturas sobre as comunidades locais. Elizabeth é também coordenadora do Grupo Guayubira, uma organização uruguaia voltada para a defesa das florestas indígenas que está fazendo uma campanha contra a plantação industrial de árvores.

Serviço

Data: 27 de junho
Local: Auditório do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA/UFPA)
Setor Profissional
Av. Perimetral, nº1, Guamá, Belém (PA)
Horário: 9h

Leia mais:

Novo estudo da ONG Repórter Brasil analisa impactos socioambientais do DENDÊ no Pará, no Portal de Agroecologia da Amazônia.

Relatório inédito aponta os custos da expansão do dendê no nordeste do Pará, no site do Repórter Brasil.

Enviando sua mensagem