Notícias

25/05/2006Bahia

Projeto Semear: qualidade de vida no meio rural

Desde 1998, a FASE desenvolve com a CUT uma experiência de educação e qualificação profissional para o meio rural que contribui para a melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores do meio rural da Bahia, através , através do aumento da escolaridade; da formação profissional e da qualificação para uma participação mais eficaz na definição das políticas públicas e no aumento das possibilidades de geração de emprego e renda


Com a Central Única dos Trabalhadores – CUT, desde 1998, a FASE desenvolve uma experiência de educação e qualificação profissional para o meio rural que contribui para a melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores do meio rural da Bahia, através do aumento da escolaridade; da formação profissional e da qualificação para uma participação mais eficaz na definição das políticas públicas e no aumento das possibilidades de geração de emprego e renda.

No ano de 2002, a Fase Bahia, em parceria com a CUT Brasil e a Prefeitura de alagoinhas – BA, idealizou o curso “Gestão em Desenvolvimento Sustentável e Solidário com elevação de escolaridade”, articulando a atualização conceitual em desenvolvimento sustentável solidário para dirigentes mais experientes e a elevação de escolaridade ao ensino fundamental.

Foi essa experiência pioneira, com seus avanços e desafios metodológicos que permitiu, com o apoio do PROESQ (Projeto Especial de Qualificação, da Secretaria de Políticas Públicas e Emprego do Ministério do Trabalho e Emprego), sistematizar e ampliar a proposta para outros quatro estados do Nordeste. Assim o projeto desenvolve-se em duas fases de implementação diferentes. Teve início com uma turma em julho de 2002, no estado da Bahia, com a programação que se desenvolveu em vinte e quatro módulos que aconteceram até o segundo semestre de 2004. E nos demais estados – Alagoas, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte – vem realizando uma experiência de aprimoramento e validação de metodologias que articula educação, trabalho, profissionalização da agricultura familiar e desenvolvimento, tendo por base o trabalho da Bahia. As primeiras atividades dessa experiência foram realizadas durante os meses de novembro e dezembro de 2003 e janeiro de 2004.

O objetivo maior do projeto é contribuir para o desenvolvimento sustentável e solidário do Nordeste, a partir do fortalecimento e valorização do trabalho no campo. da educação e cultura rural e da agricultura familiar.

——————————————————————————–
Documentos relacionados:

Curso de Gestão em Desenvolvimento Sustentável e Solidário com Elevação de Escolaridade ao Ensino Fundamental – Relatórios dos 5 módulos do curso e do Laboratório de Qualificação Técnica e Profissional, realizados em Vitpória da Conquista/BA, entre novembro de 2004 e fevereiro de 2005.

Sistematização, Avaliação e Recomendações para o Projeto Semear – Elaborado por: Arilson Favareto, Diogo Joel Demarco, Edna Francisco,Reginaldo Sales Magalhães.

Enviando sua mensagem