Notícias

01/10/2018SAAP

Resultado final do edital “Agitando pensamentos, reagindo para transformar a sociedade”

Foram recebidos 143 propostas de grupos de favelas e periferias do Brasil, das quais 13 foram escolhidas


O Fundo SAAP divulga o resultado final do edital “Agitando pensamentos, reagindo para transformar a sociedade”. Dentro do prazo estipulado para o envio das propostas, 26 de julho a 27 de agosto, foram recebidos 143 projetos. Desses, 71 foram pré-selecionados pela equipe, que contou com o apoio de três analistas externos (Gláucia Marinho, Marina Ribeiro e Valério Silva) para chegar aos 13 grupos escolhidos.

Clique para baixar.

Foram recebidos 61 projetos da região Sudeste, o que corresponde a 42,6% do total; 57 da Nordeste (39,9%); 10 da Norte (7%); oito da Sul (5,6%); e sete da região Centro-Oeste (4,9%). Cabe ressaltar que iniciativas do Rio de Janeiro, Bahia e Pernambuco representaram 46,8% dos projetos recebidos.

As 13 propostas escolhidas deram foco ao enfrentamento ao conservadorismo e à desarticulação dos discursos de ódio, assim como propôs o edital. Priorizaram ainda, de diferentes maneiras, a formação política e os processos de reflexão coletiva como estratégicos para o enfrentamento de situações de preconceitos, descriminação e violência. 

O Fundo SAAP acredita na perspectiva de ampliação, diversificação e reconhecimento da pluralidade de sujeitos políticos que atuam no sentido das transformações sociais que levem a superação das desigualdades, opressões e explorações. Os 13 selecionados neste edital são grupos de mulheres; negras e negros; população LGBT; jovens;e povos indígenas em contextos urbanos.

Enviando sua mensagem