Notícias

08/12/2006Amazonia

Seminário apresenta novos estudos sobre o urbano

O Seminário Internacional Cidades na Floresta, aconteceu no período de 29 de novembro a 02 de dezembro em Belém do Pará


Carlos Matos
Técnico da Fase Amazônia

O Seminário Internacional Cidades na Floresta, aconteceu no período de 29 de novembro a 02 de dezembro em Belém do Pará. Pesquisadores (as) de várias instituições públicas da Pan-Amazônia apresentaram os resultados de suas pesquisas realizadas em 27 cidades da região, compareceram também convidados nacionais e internacionais, num total de aproximadamente 150 participantes. O governo Federal de fez representar por integrantes do Ministério das Cidades e do Ministério do Meio Ambiente.

Foram realizadas 9 mesas de debate que, reuniram 41 expositores (as) e debatedores (as), cujos temas trataram sobre a diversidade dos aglomerados urbanos na Amazônia; a relação urbano-rural; rede de cidades; novas dinâmicas urbanas; práticas de mapeamento participativo; cidades da fronteira e globalização; cidades e conflitos sócio-territoriais na Pan-Amazônia; políticas de ordenamento territorial e planos diretores; e experiências de observatórios de cidades no Brasil. Encerrando o evento, houve um debate sobre a importância da constituição de uma Rede de Pesquisadores de Cidades da Pan-Amazônia.

Este seminário possibilitou a apresentação de novos estudos e abordagens sobre o urbano na Amazônia. Estudos que questionam as teorias explicativas em voga e sua insuficiência em dar conta da complexidade da atual feição urbana contemporânea. Também possibilitou o intercâmbio de conhecimento e abriu a possibilidade de encontros mais sistemáticos entre pesquisadores e instituições. Este inclusive tem sido um investimento prioritário da FASE na articulação com as instituições acadêmicas – a produção de novos conhecimentos e a articulação destes com o movimento social. O livro: O Rural e o Urbano na Amazônia: diferentes olhares em perspectiva, e sua versão em CD-ROOM em inglês, os programas de capacitação de lideranças, os debates acerca da plataforma urbana amazônica, que ganha força na região, a conclusão do projeto demonstrativo do Plano Diretor de Belterra e sua apresentação no seminário, por exemplo, expressam essa compreensão, e posicionam a FASE e a UFPA, na vanguarda dessas discussões, através do Observatório COMOVA.

Durante o evento houve o lançamento de duas publicações de estudos sobre as cidades da Amazônia e uma homenagem à Profa. Drª Berta Becker, pelo conjunto de sua obra. O Seminário foi organizado pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônico (NAEA/UFPA), teve a coordenação da Profª. Drª. Edna Castro e de integrantes do Observatório de Políticas Públicas, Conhecimento e Movimento Social na Amazônia (COMOVA – FASE/UFPA). O aporte financeiro foi da Fundação Ford.

Como resultado prático tirou-se o encaminhamento de constituição de uma rede virtual de pesquisadores; a definição de uma agenda mínima de compromissos como a participação no II Colóquio do Observatório COMOVA, em abril de 2007; uma reunião durante a realização do Encontro Nacional da ANPUR em Belém, em maio próximo; a contribuição no debate da plataforma urbana amazônica que está sendo elaborada pelos movimentos sociais da região, que será apresentada no segundo semestre de 2007, durante a Conferência das Cidades da Amazônia. Por fim, tirou-se como encaminhamento a publicação de um livro com todas as pesquisas realizadas do âmbito do Projeto Cidades na Floresta. O conjunto dessas iniciativas representa passos sólidos da discussão urbana na região e sua maior visibilidade no cenário nacional e internacional.

Leia o documento que apresenta os objetivos e justificativa do seminário.

Enviando sua mensagem