Notícias

28/02/2021Direito à cidadeJustiça Ambiental

Tipiti pra ouvir IV

Temas como a consulta prévia ao povo do quilombo do abacatal e justiça ambiental, a partir dos impactos do porto da empresa Cargill no Norte do país e os seus impactos na vida da população no Baixo Tocantins marcaram a edição de fevereiro do programa da rádio Tipiti


Em fevereiro, o programa de rádio Tipiti falou sobre Justiça Ambiental, o plano diretor do município de Ananindeua e o direito à consulta prévia ao quilombo do Abacatal, no mesmo município. A atração também debateu sobre os impactos de empreendimentos como o porto da empresa americana Cargill sob as comunidades do Baixo Tocantins. Tudo isso, claro, com muita simpatia e o bom humor, trazendo poesias, músicas e notícias sobre os povos tradicionais com e o momento “nem que conto”.

Assim, como no dia 06 nós não tivemos programa, no dia 13 o episódio do mês abordou o plano diretor municipal de Ananindeua. A ideia foi explicar as suas funções e responsabilidades, como montar políticas públicas para assegurar os diretos das comunidades locais e protegê-las das ameaçadas de grandes empreendimentos. Também foi debatido o direito de consulta prévia para o povo do quilombo do Abacatal, no mesmo município. Foram entrevistados Solange Gayoso, assistente social, e Marebu Inicô, liderança espiritual do quilombo do Abacatal.

Seguindo com a programação, no dia 20 foi a vez de falar sobre o porto da empresa americana Cargill no Pará visando o processamento e a exportação de soja para serem vendidas no exterior e os impactos socioambientais na vida da população da região do Baixo Tocantins. Participaram Osmana Dias Gonçalves, geógrafa e ribeirinha das ilhas de Abaetetuba e Miguel Nery, coordenador da Articulação dos Territórios Quilombolas de Bom Remédio. 

O programa Tipiti é uma iniciativa da FASE produzida por uma equipe formada por três jovens de Belém militantes da comunicação popular. Ele vai ao ar sempre aos sábados, às 7h30, pela Rádio Conceição, vinculada a Diocese do Munícipio de Abaetetuba, Pará. 

 

Conteúdos Relacionados

Enviando sua mensagem