Notícias

30/06/2021Amazonia

Tipiti pra ouvir VIII

Em junho, o programa de rádio Tipiti a história de luta e resistência do quilombo Gibrié de São Lourenço, em Barcarena


No mês de junho, o programa de rádio Tipiti falou sobre o quilombo Gibrié de São Lourenço, em Barcarena, na Região Metropolitana de Belém (PA). O local é palco de diversas histórias de luta e resistência pela sobrevivência tanto da população local quanto de saberes ancestrais relativos à pesca e ao agroextrativismo.

Com isso, no dia 12 foi feito um resgate da história do território, foi contado como é a sua organização em dia e como os conhecimentos tradicionais estão ameaçados por grandes empreendimentos que se instalam na região. Participaram Mário Santos, presidente da Associação de Moradores da Comunidade Quilombola Gibrié de São Lourenço; Valter dos Santos Freitas, também liderança quilombola e Maria do Carmo, professora e moradora da comunidade. Nos dias 05, 19 e 26 nós não tivemos programas. 

O programa Tipiti é uma iniciativa da FASE produzida jovens de Belém, militantes da comunicação popular. Ele vai ao ar sempre aos sábados, às 7h30, pela Rádio Conceição, vinculada a Diocese do Munícipio de Abaetetuba (PA), mas todos os episódios ficam disponíveis aqui no nosso site.

Enviando sua mensagem