Notícias

22/05/2008SAAP

Vale a pena conhecer: Geração Futuro

A ONG pernambucana Geração Futuro é uma das muitas iniciativas apoiadas pela Fase-SAAP. Trata-se de uma organização cujo trabalho com jovens reforça a autonomia de jovens em situaçao de vulnerabilidade social por meio de arte e cultura


A Geração Futuro é uma organização não governamental fundada no dia 7 de outubro 2005, sediada no município pernambucano de Pombos. Surgiu da necessidade de proporcionar aos adolescentes de baixa renda e faixa etária entre 15 e 20 anos a oportunidade de construir seu papel diante da sociedade, acreditando em seu potencial, sabendo de seus direitos e deveres, descobrindo novos talentos, aprimorando as habilidades, valorizando o ser, resgatando as raízes locais. Tem como área de atuação a arte e a cultura.

Dois anos de Ação, Participação e Conquistas

Em dois anos, o sucesso foi o retorno que obtivemos mediante muito trabalho e esforços de uma equipe que trabalhou “em tempo e fora de tempo”, com apoio técnico, financeiro, contábil, institucional e jurídico, entre pessoas que deram o melhor de si. Chegamos ao segundo ano de vida desenvolvendo ações nos municípios de Chã de Alegria, Feira Nova, Lagoa de Itaenga, Gloria do Goita e Pombos. Realizamos um projeto piloto no ano de 2005, aos domingos, desenvolvendo atividades pedagógicas, aulas de percussão (maracatu) e aulas de danças culturais, com 30 integrantes de comunidades vulneráveis.

No ano de 2006, a organização teve seu primeiro projeto, “Construindo o Saber, Descobrindo o Olhar”, financiado pelo Serviço de Tecnologia Alternativa da Fundação Kellogg, para ser realizado no período de doze meses. Foi um trabalho de formação política pedagógica com 50 crianças e adolescentes, na perspectiva de se tornar um Agente Cultural, desenvolvendo habilidades específicas em quatro expressões artísticas culturais: teatro, dança, percussão e música.

Projeto Sanfona Cultural

É nesse pique que a Geração Futuro executará o Projeto SANFONA CULTURAL nos municípios de Chã de Alegria, Feira Nova, Lagoa de Itaenga, Gloria do Goitá e Pombos. Através do Conjunto Integrado de Projetos, com parceria do Serviço de Tecnologia Alternativa (SERTA), do Centro de Referencia Integral de Adolescentes (CRIA) e Prefeituras Municipais, financiado pela Fundação Kellogg, no período de 14 meses entre 2007 e 2008. Tem como objetivo constituir um movimento artístico em diversas linguagens culturais para a inclusão de jovens, mestre de saberes e artesãos do território os municípios envolvidos através da arte e cultura, mobilizando-os, para engajar-se na construção do desenvolvimento territorial. Para isso, desenvolve os seguintes eixos temáticos: formação de jovens através de teatro de mobilização; mestres de saberes dos municípios; fortalecimento político e cultural dos grupos e organizações do território dos municípios.

Outros Trabalhos

Além do projeto Sanfona Cultural, a Geração Futuro está coordenando projetos em nível local, tais como a Rede Tecendo Direitos (com jovens sob liberdade assistida) com apoio da Fundação Kellogg; o projeto Construindo o Saber Descobrindo o Olhar com apoio do Fundo da Criança e Adolescente; o projeto Agentes Culturais, que tem o objetivo de ampliar o conhecimento da arte e cultura (raízes locais), bem como de possibilitar o desenvolvimento de expressões culturais através da música, das danças e outras expressões. Este projeto também se propõe a preparar adolescentes para atuar como agentes transformadores e estimular a prática de seus direitos e deveres. Atua com 30 crianças e adolescentes em vulnerabilidade social e é financiado pela Fase. A criação de um Núcleo de Comunicação e Produção só foi possível com apoio da Fundação Kellogg.

Contato:
Maria Suely da Silva
gera-futuro.org@hotmail.com
Tel.: (81) 3536-1069
Rua Dr. Inácio de Lemos, 163 – Novo
Pombos – PE
CEP: 55630-000

Enviando sua mensagem