27/08/2010 12:04

image

Uma das atividades mais presentes no cotidiano de agricultores familiares do território do Sisal, localizado no bioma da Caatinga, é a ovino e a caprinocultura. Como se trata de atividade realizada no Semi Árido, o ideal é encontrar as alternativas corretas e sustentáveis para se conviver com as características deste bioma, caracterizado por ocorrência de períodos de estiagem, e onde geralmente as famílias dispõem de áreas pequenas de terra para trabalhar.

Vários jovens e mulheres AMAs alcançados pela intervenção educativa da FASE no Sisal, optaram por Núcleos Produtivos de criação de ovinos e caprinos, e a assessoria técnica da FASE vem tentando atender às demandas apresentadas pelos AMAs para qualificar suas experiências produtivas. Esses animais são importantes tanto para a segurança alimentar das famílias como para seu acesso à renda, pois trata-se de bens que são regularmente comercializados fora da propriedade.

Na comunidade de Boa Fé, localizada no município de São Domingos, por exemplo, temos a AMA Taisla Silva Carneiro que vem avançando sua criação de caprinos de leite, sendo que sua produção é basicamente comercializada via PAA – Programa de Aquisição de Alimentos. A FASE tem procurado estimular a AMA a manter a sanidade animal de seu rebanho, e vem também assessorando a busca por novos canais de comercialização. A experiência produtiva desta AMA é constantemente discutida com outras famílias da comunidade para socialização de conhecimentos e estímulo à adoção de procedimentos técnicos semelhantes, pelas outras famílias agricultoras da comunidade.

Outras experiências interessante, estas de criação de ovinos para corte, vem sendo construídas nas comunidades de São Domingos. Naise da Silva Santos que é a AMA atuante em Morro do Mamote; e Tanielle Araújo Avelino que é a AMA de Morro Branco, vem conseguindo conservar e até mesmo ampliar seus plantéis de ovelhas.