20/04/2011 14:42

Portas abertas para o diálogo. É esse o caminho que a Fase Bahia, o Serviço de Assessoria a Organizações Populares Locais (Sasop) e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Presidente Tancredo Neves querem percorrer para fortalecer sua atuação no Baixo Sul da Bahia. As entidades já diagnosticaram que esta é a melhor maneira para ampliar abrangência das intervenções de educação popular e evitar a duplicação de esforços.

O ponta-pé inicial para que se fortaleça a articulação entre as entidades foi dado em uma reunião realizada em 4 de abril. Está marcado um novo encontro para daqui a 3 meses. Neste espaço cada entidade expôs uma síntese do que faz e dos planos para os próximos anos. Assim foi possível mapear comunidades a ser atendidas e ações que podem ser somadas para fortalecer a agricultura familiar no Baixo Sul da Bahia.Verificou-se que tanto a Fase como o Sasop pretendem ampliar sua presença e suas ações na região. Sintraf de Presidente Tancredo Neves é receptivo aos planos das duas entidades.

A promoção da transição agroecológica, o fortalecimento das organizações comunitárias de base e do sindicato e a qualificação das lutas pelo acesso a políticas públicas de interesse dos agricultores são algumas das áreas que devem sair ganhando. Ações de inclusão social e econômica de jovens e mulheres, e de promoção da igualdade racial serão valorizadas.