Conheça Nossas Ações
Projeto no Pará e em Mato Grosso promove conservação ambiental e fortalecimento das atividades econômicas sustentáveis realizadas por povos e comunidades tradicionais, indígenas e agricultores familiares por meio de ações diretamente desenvolvidas pelos beneficiários/as, valorizando o conhecimento tradicional.

Amazônia Agroecológica

Um espaço de atividades, gratidão e homenagens aos guardiões e guardiãs dos bens comuns.

Semana das Águas

Produzido pela FASE, a pesquisa detalha o risco de desabastecimento de alimentos, conflitos de terra, analisa as diversas dimensões da produção da soja, buscando reflexões para o futuro.

Dossiê crítico da logística da soja

Renomeada como Núcleo de Políticas e Alternativas (NUPA) em 2023, a unidade foi criada como Grupo Nacional de Assessoria em 2014 com objetivo de fortalecer o processo de integração institucional e incentivar a produção de conhecimento, interpelando o conjunto da FASE sobre novas questões, articulando nacional e internacionalmente as causas e acúmulos da instituição, por meio da representação em espaços oficiais e da construção e fortalecimento de redes, campanhas, fóruns e articulações.

A atuação do NUPA está distribuída nas quatro causas em que a FASE atua, entre ações que são definidas anualmente no planejamento e em diálogo com o plano trienal da organização, em projetos que apoiam o trabalho institucional. As atividades vão desde a assessoria às outras unidades da FASE, passando pela incidência e articulação política, produção de conteúdo, formação e monitoramento, a depender do tema e projeto. Mineração e territórios livres; soberania, sistemas alimentares e agroecologia; direito à cidade, defesa das águas, mudanças climáticas e críticas aos mecanismos da economia verde; desmonte da legislação socioambiental, democratização do acesso à terra, ambientalização do agro e acordo UE-Mercosul são algumas das temáticas que permeiam a ação do GNA no plano trienal em curso.

Além da atuação interna, nacionalmente, o NUPA atua nas coordenações do Grupo Carta de Belém, da Rede Brasileira de Justiça Ambiental (RBJA), do Fórum Brasileiro de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (FBSSAN), da Articulação Nacional de Agroecologia (ANA), da ANA Amazônia, da Campanha Nacional em Defesa do Cerrado, da Frente brasileira sobre o Acordo UE-Mercosul e EFTA-Mercosul, do Observatório dos Direitos à Água e ao Saneamento (Ondas), do Levante Popular da Amazônia, da Articulação inter-redes por territórios livres de mineração, do Comitê em Defesa dos Territórios Frente à Mineração, e do Observatório de Conflitos da Mineração.

Ainda nacionalmente, é membro do Fórum Nacional de Reforma Urbana, da Rede Brasileira pela Integração dos Povos (Rebrip), da Articulação Agro é Fogo, da Associação Brasileira de Agroecologia (ABA) e do Fórum de Mudanças Climáticas e Justiça Socioambiental (FMCJS).

No âmbito internacional, o NUPA integra a Global Forest Coalition, Climate Land Use Alliance (Clara), Demand Climate Justice (DCJ) e da Rede SAN da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Na América Latina, faz parte da Plataforma Latinoamericana por Justiça Climática (PLAJC)

Coordenação

  • Maureen Santos

    Assessores

    • Aercio Barbosa de Oliveira
    • Jorge Eduardo Durão
    • Julianna Malerba
    • Maiana Maia
    • Maria Emilia Pacheco
Endereço:
Rua das Palmeiras, 90 - Botafogo - Rio de Janeiro - RJ - 22270-070
Tel: +55 (21) 2536 7350