Edição 130, outubro / 2021

18/10/2021

Esta edição é lançada no contexto do agravamento das crises alimentar, ambiental e climática que se interligam. Vivemos tempos de novas ameaças diante da realidade da fome e da pandemia da Covid-19 que estão a exigir urgência nas respostas afirmativas baseadas em direitos humanos, cidadania e democracia.

Edição 129, dezembro / 2019

20/02/2020

Esta edição chega em um momento de mudanças e de preocupações com os rumos que o país vem tomando. Estamos “assistindo” muitas perversidades políticas levadas a cabo pelo atual governo, em consequência das escolhas feitas em 2018. Nesse contexto conservador e de desmonte das políticas públicas para as cidades, além de todos os retrocessos e descaminhos que estão sendo impostos à política e à economia do Brasil atual, vemos no horizonte a redução abrupta e diária da possibilidade de alcance de qualquer direito. Enquanto movimentos sociais e coalizões populares ligadas ao direito à cidade se recompõem desses retrocessos, emergem em territórios populares movimentações e iniciativas locais que procuram resistir no fato concreto, na ocupação, na comunidade ameaçada pela ação predatória do mercado imobiliário, na luta pela moradia, contra a violência e o preconceito. É com essa energia e entusiasmo coletivos por lideranças políticas e acadêmicas ou por organizações parceiras, que essa edição da Revista Proposta procura oferecer diferentes narrativas sociais coletivas.

Edição 128, abril / 2018

03/04/2018

A edição n° 128 da Revista Proposta centraliza o tema da luta pelos direitos dos povos indígenas e comunidades tradicionais. O Brasil é signatário na Convenção nº 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que assegura o direito à consulta prévia dos povos atingidos por projetos públicos e privados. A FASE é historicamente engajada a esforços junto aos povos, e por meio de seu programa na Amazônia e da união com outros parceiros de luta busca contribuir no processo de debate e elaboração dos Protocolos de Consulta organizados com povos como os Munduruku e os beiradeiros de Montanha e Mangabal. Nesta edição, ressaltamos que é preciso incluir todos os mecanismos de lutas à disposição, principalmente na atual conjuntura de profundos retrocessos por que passa nosso país e deseja proporcionar aos leitores uma rica troca de experiências afim de instigar outros grupos a incluir tal estratégia em seu campo de lutas.

Edição 127, janeiro / 2014

16/05/2014

A edição 127 da Revista Proposta coloca em debate as muitas faces da juventude brasileira. Em foco, esses jovens que, em junho de 2013, apresentaram sua rica pluralidade e surpreenderam positivamente o país por sua força. Os textos dialogam com temas como feminismo, identidade, comunicação, solidariedade internacional e os desafios no campo. A edição traz ainda uma novidade: pela primeira vez inclui um ensaio fotográfico. Realizado pelo Coletivo Fotografia Expandida, o trabalho recebeu o título “Fotos para jogar luz na cidade”.

Edição 126, fevereiro / 2013

16/12/2013

A edição 126 da Revista Proposta traz o debate sobre os fundos populares, expressivas formas de solidaderiade popular-comunitária capazes de transformar a realidade de coletivos através de pequenos financiamentos. É nas iniciativas voltadas para o desenvolvimento de grupos marginalizados do desenvolvimento convencional que se apresenta esta experiência democrática. Questões como transparência, democratização do acesso aos recursos púplicos e a afirmação do lugar das organizações da sociedade civil também fazem parte das reflexões reunidas nesta edição.

Edição 125, maio / 2012

09/07/2014

O que será que – de fato – estará em pauta na Rio+20? Nesta edição, trazemos uma reflexão crítica ao que tem se desenhado como pilar da nova conferência da ONU. “Se, há 20 anos, foi constituído o conceito de desenvolvimento sustentável – como uma inovação discursiva capaz de garantir a manutenção das taxas de crescimento do capital através de uma forte aposta na tecnologia como fator-chave rumo a produção de bens infinita -, agora, é na “economia verde” que residem as promessas enganosas para salvar o planeta”.

Edição 124, julho / 2011

09/07/2014

Em “FASE 50 anos e os desafios do futuro”, edição 124 da Revista Proposta, tratamos de questões que se colocam de forma desafiadora para a sociedade brasileira. Radicalização da democracia, fortalecimento dos sujeitos sociais populares e o modelo de desenvolvimento são os temas-chave da edição.

Edição 123, agosto / 2011

30/05/2011

Esta Revista Proposta é o fim e o começo de um processo vinculado ao projeto Desenvolvimento integrado na política urbana nacional: um direito dos municípios periurbanos da Amazônia Oriental e do Nordeste brasileiro, desenvolvido pela Fase em 2008. Estes textos resultam de um processo muito rico de reflexão e constituição de categorias de pensamento e ação sobre (e nos) territórios invisibilizados pelas políticas urbanas tradicionais.

Edição 122, abril / 2011

09/07/2014

A edição 122 da Revista Proposta traz discussões importantes sobre Justiça Ambiental. “Sob o risco de ficarmos distantes de uma solução real para o aquecimento global e seus drásticos prognósticos, não podemos mais aceitar um debate limitado de propostas que se reduzem à chamada lavagem verde dos mesmos mecanismos que produziram a situação perigosa em que toda humanidade ora se encontra”.

Edição 121, ano 2010

15/10/2010

Esta edição tem o objetivo de contribuir para o processo de produção e reprodução das cidades. A ideia é reunir forças políticas, visando o fortalecimento da esfera pública e social.

Edição 120, ano 2010

30/04/2010

A 120° edição da Revista Proposta tem como objetivo apoiar os movimentos sociais na construção de cidades mais justas e sustentáveis. Acreditamos que o direito de ocupar os espaços urbanos não devem ser frutos de concessões e sim de conquistas. Reverter a produção capitalista e privatizadora desse ambiente requer uma ação política clara e contundente daqueles muitos que estão alijados do modelo.

Edição 119, ano 2009

30/07/2009

Dados da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) mostram que mais de um bilhão de pessoas passam fome no mundo. Diante disso, o número 119 da Revista Proposta pretende discutir a crise agroalimentar no planeta. Aqui, não estamos restritos a encontrar formas de aumentar a produção e manter os preços sob controle. Dedicaremos atenção especial à manutenção da agrobiodiversidade para que a soberania e segurança alimentar desta e das futuras gerações possam ser de fato asseguradas.

Edição 118, dezembro / 2008

30/12/2008

A 118° edição da Revista Proposta conta a a reflexão e a opinião de mulheres que estudam e/ou militam nas causas que pautam o movimento feminista nos dias de hoje.

Edição 117, setembro / 2008

30/09/2008

Neste número, a FASE debate os 20 anos da Constituição Federal de 1988. Algo que não é apenas uma efeméride, mas um marco para o avanço da democracia brasileira.

Edição 116, junho / 2008

30/06/2008

O objetivo desta nova edição da Revista Propostas é discutir alternativas para o déficit habitacional no país.

Edição 115, março / 2008

20/03/2008

Juventude: a arte de poder. Este número da revista é dedicado à juventude. Trata-se de um tema que ganha espaço no debate público à medida que a pressão social sobre os territórios aumenta e as juventudes locais produzem suas respostas. O conteúdo, a forma e a atualidade destas respostas é um dos principais enfoques desta edição. Contamos com a colaboração de diversos jovens que escrevem a partir de suas experiências e reflexões acerca de temas presentes no seu cotidiano e na realidade do país. Há também artigos de pesquisadores da academia, ativistas do movimento social e profissionais de ONGs que contribuem para o enriquecimento da reflexão acerca do tema.

Edição 114, dezembro / 2007

30/12/2007

O debate sobre os rumos do desenvolvimento na Amazônia continua entre desafios e dilemas. O Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal, recoloca a região Norte no mapa dos investimentos e a Iniciativa para a Integração da InfraEstrutura da América do Sul (IIRSA) também pretende incentivar a sua dinâmica de desenvolvimento.

Edição 113, setembro / 2007

20/09/2007

Paulo Freire. Edição em homenagem aos dez anos de morte do educador Paulo Freire. A educação popular e a educação formal são revisitadas e/ou criticadas, pensadas e discutidas a partir das realidades abordadas pelos articulistas que, como educadores ou educadoras, intelectuais, militantes ou políticos, apresentam o estado da educação no Brasil.

Edição 112, junho / 2007

21/07/2007

Economia Solidária e Tecnologia Social. Acreditando na construção das alternativas econômicas solidárias como forma de inclusão socioeconômica e geração de trabalho e renda para vários contingentes populacionais ainda marginalizados e precarizados, a Fase promove o debate sobre a economia solidária com o enfoque da tecnologia social nesta edição da Proposta.

Edição 111, março / 2007

20/03/2007

Economia Solidária e Incubadoras Tecnológicas de Cooperativas Populares. Põe em pauta o tema da economia solidária na perspectiva da incubação de Cooperativas Populares.