A FASE – Solidariedade e Educação foi fundada em 1961. É uma organização não governamental, sem fins lucrativos, que atua hoje em seis estados brasileiros e tem sua sede nacional no Rio de Janeiro. Desde suas origens, esteve comprometida com o trabalho de organização e desenvolvimento local, comunitário e associativo.
Ao longo da década de 60, a FASE lançou as bases de um trabalho ligado ao associativismo e ao cooperativismo, mas o golpe de 64 fez com que estes rumos tivessem de ser redefinidos. A resistência à ditadura e a formação das oposições sindicais e dos movimentos comunitários de base passaram a ser o foco principal da entidade.
Na década de 70, apoiou o movimento de organização social que enfrentou a carestia, o trabalho infantil e as desigualdades econômicas e sociais. Teve grande presença junto ao campesinato no norte do Brasil, junto aos trabalhadores rurais do Nordeste, aos trabalhadores da construção civil e das indústrias metalúrgicas do sudeste e aos movimentos de associações de moradores de Norte a Sul do país. Formando centenas de lideranças pelo Brasil e apoiando-as em suas reivindicações, a FASE chegou aos anos 80 participando de todo o processo que levou à anistia, à constituinte e às eleições diretas.
Para aprofundar a transição democrática, ao longo da segunda metade dos anos 80 e nos anos 90, a FASE desenvolveu ferramentas e metodologias educativas voltadas para o controle popular e a participação da cidadania no âmbito das questões urbanas e rurais. O tema do desenvolvimento social e ambientalmente sustentável, a luta por ações afirmativas para mulheres, população negra e povos indígenas, bem como, a ação de exigibilidade em Direitos Econômicos, Sociais, e Culturais e Ambientais, vêm marcando a sua atuação no quadro de luta contra as desigualdades desde então.
Desde o princípio do século XXI, a FASE se lançou na atuação local, nacional e internacional com vistas a integrar redes, fóruns e plataformas, sempre visando derrotar as políticas de caráter neoliberal. No campo da promoção de princípios e da produção de conhecimento, a FASE realiza convênios com órgãos públicos, monitora projetos e faz parcerias com universidades. Os resultados destas ligações podem ser vistos em dezenas de publicações, na revista periódica Proposta, editada há mais de 45 anos, e em seminários, cursos, palestras e campanhas.
MISSÃO E OBJETIVOS:
Missão
Contribuir para a construção de uma sociedade democrática e atuante em favor de alternativas ao atual modelo de desenvolvimento, buscando sempre por justiça ambiental e universalização de direitos sociais, econômicos, culturais, civis e políticos como condições iniciais para a inclusão de grande parte da população brasileira ainda em condições de desigualdade.
Objetivo
Avançar na construção de um campo político crítico ao projeto desenvolvimentista dominante, contribuindo para a disputa coletiva por um Brasil fundado na democracia substantiva e na sustentabilidade socioambiental. Só a mobilização social e política da sociedade brasileira é condição e meio para a garantia e o fortalecimento dos direitos humanos, de uma nova agenda de proposição de alternativas ao modelo de desenvolvimento, das políticas públicas, por meio de novas práticas de controle e da participação social para a melhora de vida da maioria da população.
Causas
O plano trienal 2014-2016 organiza a atuação da FASE a partir de quatro grandes causas visando maior integração entre as equipes de trabalho e uma leitura mais global das questões e impasses gerados pelo modelo de desenvolvimento adotado no Brasil. São elas: Direito à Cidade com Justiça Socioambiental; Promoção da Soberania, da Segurança Alimentar e Nutricional e da Agroecologia; Promoção da Justiça Ambiental, defesa dos Bens Comuns e dos direitos territoriais; e Organização de mulheres como sujeitos de direitos.
ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO:
Para cumprir seus objetivos e causas, a FASE conta com um Núcleo de Políticas e Alternativas (NuPA) e seis programas regionais: Amazônia, Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso, Pernambuco e Rio de Janeiro. A organização procura ainda fortalecer as lutas sociais por meio de fundos de apoio: o Serviço de Análise e Assessoria a Projetos (SAAP) e o Fundo DEMA.
A Direção Executiva (Direx) é uma instância decisória de gestão executiva e política. Além dela, conforme o Estatuto e o Regimento Interno, a Assembleia Geral e o Conselho Deliberativo também são instâncias de decisão. A FASE conta ainda com a Coordenação Executiva Nacional (CEN), instância consultiva e espaço privilegiado de debates sobre as diretrizes do trabalho da organização.
Clique aqui e confira o organograma da FASE
Abaixo, conheça os integrantes do Conselhos Deliberativo, do Conselho Fiscal, o grupo de Associados da FASE, e quem compõe a CEN:
CONSELHO DELIBERATIVO
-
Tatiana Dahmer Pereira Presidente
-
Leilah Landim Assumpção Vice-Presidente
-
André Pacheco Teixeira Mendes 1º Secretário
-
Leila De Andrade Linhares Barsted 2ª Secretária
-
Fátima Vianna Melo 3ª Secretária
-
Adhemar Dos Santos Mineiro Renato Sergio Maluf José Sergio Leite Lopes Generosa De Oliveira Silva Suplente
CONSELHO FISCAL
-
Carlos Bernardo Vainer Ricardo Gouveia Correa Paulo Frederico Petersen Titular
-
Breno Bringel Silvio Caccia Bava Vanessa Schottz Rodrigues Suplente
ASSOCIADOS
-
Ana Toni Benedito Roberto Barbosa Cândido Grzybowski Humberto Santos Palmeira Yves Do Amaral Lesbaupin Liszt Benjamin Vieira Lúcia Maria Xavier De Castro Paulo Pena Schutz Silvio Caccia Bava
Diretoria executiva
-
Letícia Rangel Tura Diretora Executiva Nacional
-
Evanildo Barbosa da Silva Diretor Executivo Adjunto
Coordenação Executiva Nacional (CEN)
-
Isabelle Rodrigues Coordenadora de Comunicação
-
Marcia Brito Gerente Administrativo e Financeiro
-
Rosana Carvalho Assessora da UNIP
-
Maureen Santos Coordenadora do Núcleo de Políticas e Alternativas (NuPA)
-
Taciana Gouveia Coordenadora do SAAP
-
Sara Pereira Coordenadora FASE Amazônia
-
Rosélia Melo Coordenadora FASE Bahia
-
Daniela Meirelles Coordenadora FASE Espírito Santo
-
Fátima de Moura (Cidinha) Coordenadora FASE Mato Grosso
-
Luiza de Marillac Coordenadora FASE Pernambuco
-
Aércio Barbosa de Oliveira Coordenador FASE Rio de Janeiro