Vídeos


12/06/2018Segurança Alimentar Agrotóxicos: “vivemos grande atraso em termos tecnológicos e éticos” Franciléia Paula de Castro, educadora do programa da FASE no Mato Grosso e integrante da Campanha Nacional Contra os Agrotóxicos e pela Vida, participou de audiência da comissão especial destinada a debater o Projeto de Lei nº 6670/2016, que institui a Política Nacional de Redução de Agrotóxicos (PNARA), dentre outras providencias. Ela criticou as vantagens dadas ao agronegócio no país, como a isenção de impostos para os agrotóxicos, e defendeu a agroecologia como modelo democrático de produção e consumo de alimentos saudáveis. “Vivemos um grande atraso no Brasil em termos tecnológicos e éticos quando o assunto é agrotóxico”, disse.
12/06/2018Agroecologia O IV ENA, seu significado, protestos, anúncios e sujeitos políticos por Maria Emília Pacheco O IV Encontro Nacional de Agroecologia (ENA) continua repercutindo junto aos povos do campo, da floresta, das águas e das cidades. Em Belo Horizonte (MG), antes da saída do ato público do ENA, Maria Emília Pacheco, da FASE e da Articulação Nacional de Agroecologia (ANA), apontou alguns elementos “contra os quais protestamos por nos afastar da soberania alimentar” e anunciou os territórios agroecológicos que despontam no país.
15/05/2018Justiça Ambiental Impactos da cadeia industrial da carne O que está por trás da cadeia industrial da carne? Essa importante questão tem a ver com os nossos hábitos de consumo, mas também com as grandes empresas que degradam o meio ambiente. O assunto foi tema de evento realizado no Rio de Janeiro pela Fundação Heinrich Böll. Julianna Malerba, do Grupo Nacional de Assessoria (GNA) da FASE, esteve entre as palestrantes da atividade “A carne é fraca: por trás dos impactos da cadeia industrial da carne”. Para além deste poderio econômico e esquemas ilegais, a cadeia industrial da carne causa graves impactos sociais e ambientais.
27/04/2018Justiça Ambiental Águas do Brasil em debate O Brasil tem uma posição privilegiada no mundo devido à fartura de água do país como um todo. Ele conta com 12% dos recursos hídricos do planeta. Recentemente, o país foi palco do 8º Fórum Mundial da Água (FMA), denunciado por organizações e movimentos sociais como o "Fórum das Corporações", e do Fórum Alternativo Mundial da Água (FAMA). Nesse contexto, o programa Unidiversidade, do Canal Saúde (FioCruz), discutiu a gestão das águas no Brasil. Aercio Barbosa de Oliveira, coordenador do programa da FASE no Rio de Janeiro, foi um dos convidados.
13/03/2018Segurança Alimentar ERÊ NE – Encontro Regional Nordeste de Agroecologia Vídeo sobre o Encontro Regional de Agroecologia do Nordeste (ERÊ NE), realizado no final de fevereiro de 2018, em Recife (PE). O evento deu visibilidade às lutas e experiências agroecológicas dos territórios do nordeste brasileiro, além de fortalecer o desafio de estreitar os diálogos entre campo e cidade. O ERÊ Nordeste, como momento preparatório para o IV Encontro Nacional de Agroecologia (ENA), possibilitou um ambiente de trocas de saberes e reflexões sobre as temáticas que envolvem o IV ENA, que será promovido pela Articulação Nacional de Agroecologia (ANA), de 31 de maio a 3 de junho de 2018, em Belo Horizonte (MG).


Enviando sua mensagem