Vídeos


06/02/2019Pernambuco Trilhas da Democracia: governo Bolsonaro em debate As expectativas em relação ao governo de Jair Bolsonaro com o foco nos impactos sociais e ambientais do desenvolvimento é o tema deste Trilhas da Democracia. O historiador e professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Marco Mondaini recebe para o debate a doutora em Geografia e professora do Departamento de Ciências Geográficas da UFPE, Ana Cristina Fernandes, e o doutor em Desenvolvimento Urbano e diretor executivo da FASE, Evanildo Barbosa.
29/11/2018Fundo Dema Documentário em defesa do igarapé urbano Urumari Este documentário é realizado pela Federação das Associações de Moradores e Organizações Comunitárias de Santarém (FAMCOS), com o apoio do Fundo Dema, do qual a FASE é parte, e do Fundo Amazônia. Narra o processo de recuperação do igarapé urbano Urumari, um manancial localizado em Santarém (PA). O filme aborda aspectos como a qualidade da água, fauna, flora, questões econômicas e sociais. Abandonado pelo poder público, a luta em defesa do igarapé vem sendo fortalecida pelo Comitê Urumari Vivo.
18/09/2018Justiça Ambiental Encontro Grupo Carta de Belém – Cuiabá (MT) Evento do Grupo Carta de Belém, do qual a FASE faz parte, reuniu organizações e movimentos de várias partes do Brasil em Cuiabá (MT), entre os dias 16 e 17 de agosto. Na pauta, as controversas políticas de redução e compensação de emissões de carbono, financeirização da natureza, o Código Florestal, o CAR (Cadastro Ambiental Rural), dentre outros assuntos. A escolha do Mato Grosso para sediar o evento não foi mero acaso: o estado é, junto ao Acre, um dos primeiros a implementar este tipo de política. Um dos objetivos foi alertar organizações locais, debater o funcionamento específico das leis no estado e fortalecer a união dos povos em defesa dos bens comuns.
20/08/2018Segurança Alimentar Vídeo de avaliação do IV Encontro Nacional de Agroecologia (ENA) A energia do IV Encontro Nacional de Agroecologia (ENA) ainda pulsa nos corações de quem participou do evento, realizado em Belo Horizonte (MG) de 31 de maio e 3 de junho. Confira a percepção da comissão local e do Núcleo Executivo da Articulação Nacional de Agroecologia (ANA) sobre os processos preparatórios, as atividade durante o encontro e os possíveis desdobramentos de um evento que marcou a história da agroecologia no Brasil. Maria Emília Pacheco, do Grupo Nacional de Assessoria (GNA) e do Núcleo Executivo da ANA, está entre os entrevistados no vídeo.
23/07/2018SAAP EDITAL: “Agitando pensamentos: reagindo para transformar a sociedade” Contra os atuais retrocessos, precisamos agitar os pensamentos e reagir para transformar a sociedade. Nesse sentindo, o Fundo SAAP lançará mais um edital na próxima quinta-feira (26). A ideia é apoiar ações de formação e incidência política em áreas de periferia e favelas de todo o país. Acreditamos ser importante que organizações, grupos e coletivos da sociedade civil se articulem para a construção de análises e narrativas que recuperem, ampliem e fortaleçam processos de mobilização social e ação política. Como explica Mônica Ponte, educadora da FASE, a oportunidade é voltada para grupos de mulheres, negros e negras, população LGBT, juventudes e indígenas que vivem em cidades. 
12/06/2018Segurança Alimentar Agrotóxicos: “vivemos grande atraso em termos tecnológicos e éticos” Franciléia Paula de Castro, educadora do programa da FASE no Mato Grosso e integrante da Campanha Nacional Contra os Agrotóxicos e pela Vida, participou de audiência da comissão especial destinada a debater o Projeto de Lei nº 6670/2016, que institui a Política Nacional de Redução de Agrotóxicos (PNARA), dentre outras providencias. Ela criticou as vantagens dadas ao agronegócio no país, como a isenção de impostos para os agrotóxicos, e defendeu a agroecologia como modelo democrático de produção e consumo de alimentos saudáveis. “Vivemos um grande atraso no Brasil em termos tecnológicos e éticos quando o assunto é agrotóxico”, disse.
12/06/2018Agroecologia O IV ENA, seu significado, protestos, anúncios e sujeitos políticos por Maria Emília Pacheco O IV Encontro Nacional de Agroecologia (ENA) continua repercutindo junto aos povos do campo, da floresta, das águas e das cidades. Em Belo Horizonte (MG), antes da saída do ato público do ENA, Maria Emília Pacheco, da FASE e da Articulação Nacional de Agroecologia (ANA), apontou alguns elementos “contra os quais protestamos por nos afastar da soberania alimentar” e anunciou os territórios agroecológicos que despontam no país.


Enviando sua mensagem