Vídeos


30/09/2017Justiça Ambiental Água é bem comum, território, alimento e vida Maiana Maia, da FASE, foi uma das convidadas do evento de lançamento internacional do Fórum Alternativo Mundial da Água (FAMA), realizado no dia 25 de setembro em São Paulo. Ela falou sobre a importância da água como bem comum e sobre a resistência dos povos frente sua privatização. O FAMA será promovido em 2018, em Brasília, e é formado por organizações da sociedade civil, sindicatos e movimentos populares e ambientais, nacionais e internacionais, que têm o objetivo de discutir a água como um direito, e não mercadoria.
20/09/2017Amazonia Os Povos do Tapajós na Rota da Soja Uma nova rota da soja se expande para a Amazônia, provocando degradação ambiental e violações de direitos a seus povos. É o alerta feito no vídeo "Os Povos do Tapajós na Rota da Soja", elaborado pela FASE e pela ActionAid Brasil, com produção do Criar Brasil. A partir do rio Tapajós, o filme debate como investimentos em megaprojetos de infraestrutura logística levam conflitos à região. Depoimentos de pescadores, quilombolas, indígenas, representantes de organizações e movimentos sociais demonstram como a globalização se materializa territorialmente. O conteúdo do curta se soma ao livro "A Geopolítica de Infraestrutura da China na América do Sul", de Diana Aguiar, do Grupo Nacional de Assessoria (GNA) da FASE. Apoio: Charles Stewart - Mott Fondation.
12/09/2017Espírito Santo Vídeo “Nem Um Poço a Mais” No vídeo “Campanha Nem Um Poço A Mais”, pescadores e pescadoras, marisqueiros e marisqueiras, comunidades quilombolas, indígenas e urbanas do Espírito Santo relatam as violações de direitos e a contaminação de seus territórios cometidas por indústrias de petróleo e gás. Eles e elas ainda alertam para a degradação da terra e da subsistência. Essa é uma produção do programa da FASE no Espírito Santo e contou com apoio da União Europeia e da Fundação Rosa Luxemburgo.
25/08/2017Segurança Alimentar 11 anos da Lei Orgânica de Segurança Alimentar (Losan) A Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional (Losan) completou 11 anos no dia 15 de agosto. Para lembrar a data, a Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados realizou uma audiência pública. Maria Emilia Pacheco, integrante do Grupo Nacional de Assessoria (GNA) da FASE, esteve entre os debatedores. Ela ressaltou: "esse é um momento de protestar contra violação dos direitos, o desmonte das políticas, o ataque a democracia". Maria Emília salientou ainda que a Losan "trouxe a necessidade de pensar de forma articulada as dimensões sociais, políticas, ambientais e culturais, e isso está muito bem expresso nos vários sentidos da Lei e na amplitude deste marco institucional".
17/07/2017Justiça Ambiental Série Bens Comuns: Teca, do Águas do Gandarela (MG) Maria Teresa Corujo, mais conhecida como Teca, faz parte do movimento Águas do Gandarela. Ela e seus companheiros lutam em Minas Gerais contra a expansão da mineração e em defesa das águas. As entrevistas para essa série " Vozes pela Vida: a luta em defesa dos Bens Comuns" foram gravadas durante o Seminário Nacional "Bens Comuns: diálogos de práticas e saberes contra-hegemônicos", promovido em outubro de 2016 pelas seguintes organizações: FASE, RBJA, Núcleo Tramas, Movimento Águas da Gandarela, SOF e IFPR.
17/07/2017Justiça Ambiental Série Bens Comuns: Manoel Inácio, do CicloVida (CE) Manoel Inácio, do Ceará, integra iniciativas em defesa dos bens comuns: viagens de bicicleta pela América Latina para trocar sementes e fortalecer a diversidade alimentar da região; e mobilizações comunitárias a fim de rebrotar olhos d'água no semiárido. As entrevistas para essa série " Vozes pela Vida: a luta em defesa dos Bens Comuns" foram gravadas durante o Seminário Nacional "Bens Comuns: diálogos de práticas e saberes contra-hegemônicos", promovido em outubro de 2016 pelas seguintes organizações: FASE, RBJA, Núcleo Tramas, Movimento Águas do Gandarela, SOF e IFPR.


Enviando sua mensagem