15/04/2011 14:45

O Fadoc é uma frente de trabalho iniciada pela Fase Bahia em 2008, que evolui desde então graças ao apoio da Solidarité Socialiste (SolSoc). Nos últimos dois anos implantamos iniciativas de promoção da segurança alimentar e da geração de renda graças ao apoio que as associações comunitárias de Presidente Tancredo Neves receberam da SolSoc.

Estas ações fortaleceram a presença institucional da Fase no Baixo Sul e no Vale do Jiquiriçá. E ainda constituíram experiências que se integravam com outras das nossas intervenções educativas efetivadas na região com agricultores familiares e suas organizações.

O Fundo de Apoio ao Desenvolvimento das Organizações Comunitárias de Base reúne a FASE Bahia; o Instituto Florestan Fernandes (IFF); o MST; e o Etapas e possibilita atividades na Bahia, Ceará, Rio Grande do Norte e Pernambuco. Estas ações variam conforme as metodologias e prioridades institucionais das entidades articuladas pelo Fadoc, mas sempre se direcionam para o fortalecimento das organizações comunitárias envolvidas.

Os eixos do Programa Trienal 2011-2013 que o Fadoc inicia são “Trabalho Decente e Vida Digna” e “Soberania Alimentar”. A Fase realizará ações com as associações comunitárias do Calumbi e da Cachoeira Alta, no município de Presidente Tancredo Neves; e Tabuleiro da Santa, localizada em São Miguel das Matas.

fadoc
Registro da reunião realizada em Fortaleza (CE)
O IFF continua com as atribuições de Coordenação Geral e Administrativa e Financeira do Fadoc. Já o MST vai ficar responsável pela Formação; e o Etapas assume as áreas de Comunicação e Lobby.

O planejamento realizado em Fortaleza apontou as responsabilidades e atividades que serão desenvolvidas por cada entidade nas áreas mencionadas. O cronograma atinge todo o ano de 2011. Participaram do encontro os técnicos da Fase Bahia Fernando Oiticica e Rosélia Melo.