09/01/2009 15:46
A desestruturação do mercado de trabalho ocorrida a partir da década de 90; a crise da economia cacaueira que atingiu a região sul da Bahia; o aumento do número de empreendimentos de pequeno porte, na sua maioria familiares, informais e instalados nas regiões periféricas da cidade; a dificuldade de acesso desses empreendimentos ao crédito formal, aceitando inclusive empréstimos com taxas de juros exorbitantes, como agiotagem e outros tipos de empréstimos pessoais; motivaram a criação do Banco do Povo.
A Instituição Comunitária de Crédito Itabuna Solidária foi criada em julho de 2001, como uma associação civil, pessoa jurídica, de direito privado, sem fins lucrativos, na forma de Organização Não Governamental. A sua sede foi inaugurada em 13 de dezembro do mesmo ano, data em que começou a operar.
De iniciativa do Poder Público Municipal, o projeto coordenado pelo professor Valter Alves Nascimento, economista e professor da UESC – contou com a adesão de algumas instituições públicas e organismos da sociedade civil organizada, assim como de pessoas da sociedade civil como:
– Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE / Itabuna-BA;
– Câmara de Dirigentes Lojistas de Itabuna – CDL;
– Igreja Batista Teosópolis de Itabuna;
– Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional – FASE / Programa Regional Bahia;
– Associação dos Pequenos e Microempresários de Itabuna – APEMI;
– Câmara de Vereadores de Itabuna;
– Sindicato dos Bancários de Itabuna;
– Sindicato dos Contabilistas do Sul da Bahia – SINDCONTASUL;
– Paróquia Santa Rita de Cássia;
– Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Federal – SINTSEF / Núcleo Sul;
– Associação Comercial de Itabuna – ACI;
– Prefeitura Municipal de Itabuna;
– Juscelino Victor Cruz;
– Nerope Bugarelli Martinelli.
Para composição do fundo rotativo de crédito, foram disponibilizadoa inicialmente, pela Prefeitura Municipal de Itabuna – PMI, com prévia autorização do Poder Legislativo (Lei 1.825, de 27/06/2001), R$ 150.000,00.
Pretendendo atender empreendimentos tipicamente urbanos, o Banco do Povo nasceu com o objetivo de: Disponibilizar o microcrédito orientado, como forma de facilitar o crescimento e consolidação de empreendimentos econômicos de pequeno porte, formais ou informais, associados ou não e geridos por pessoas de baixa renda. Tendo como missão: A melhoria da qualidade de vida dos pequenos empreendedores, através do acesso ao microcrédito orientado, como estratégia de desenvolvimento econômico e combate à pobreza.
Nos anos seguintes a instituição ampliou o seu quadro de sócios, passando a contar com:
– o advogado e Economista Jesuíno de Souza Oliveira.
– a CARE Internacional.
Também foram ampliadas as parcerias no intuito de garantir mais recursos para o funcionamento da Instituição, assim, o Banco do Povo passou a receber no ano de 2004, empréstimos da Agência de Fomento do Estado Bahia – DESENBAHIA, e também uma doação da CARE Internacional.
Nos anos seguintes, o DESENBAHIA renovou seus empréstimos, culminando com a assinatura em 15/12/2008 de um novo aporte no valor de R$ 250.000,00.