18/07/2009 10:14

A Articulação em Políticas Públicas da Bahia (APP) é um coletivo de organizações sociais, do qual a Fase Bahia participa, que há vários anos vem se notabilizando por incrementar a prática cidadã naquele estado do nordeste. É ela a responsável, dentre outras iniciativas, pela campanha Quem Não Deve Não Teme, que promove a transparência nas contas públicas estaduais e dos municípios baianos. Além deste tema fundamental para a construção de uma boa relação entre Estado e sociedade, a APP também se dedica a trabalhar temas como o controle social sobre a gestão pública, o impacto dos grandes projetos de infra-estrutura sobre as populações e o meio ambiente, e também realiza um trablaho de reflexão e debate sobre o modelo de desenvolvimento que, na Bahia, encontra-se expresso na forma de grandes monoculturas de eucalipto e outras modalidades do agronegócio exportador.

É exatamente neste eixo temático que o seu encontro anual, realizado no município de Feira de Santana entre os dias 27 e 29 de novembro, produziu um novo material de formação. A produção desse material contou com a participação de um outro coletivo político muito organizado e combativo, a Assembléia Popular. O material em questão é a cartilha “Projeto Popular para o Brasil – modelos de desenvolvimento em disputa”. Ali, leitores e leitoras podem encontrar valiosas informações a respeito do que significam vários termos e fatos ligados ao desenvolvimento capitalista. Também ficam mais claras as relações entre este tipo de desenvolvimento e os impactos negativos que tantas comunidades Brasil adentro sentem na pele todos os dias – deslocamentos forçados, seca de rios, aridez do solo, perda de qualidade de vida etc etc etc.

Para conhecer a cartilha produzida pela APP, você deve acessar o site da organização. A Fase Bahia, como participante da APP desde o início, e como histórica colaboradora da luta por um modelo de desenvolvimento mais justo do ponto de vista socioambiental, recomenda e convida à leitura.

Para ter acesso à cartilha, basta clicar aqui.