08/05/2009 12:52

As atividades desenvolvidas pela FASE em municípios do Médio Rio de Contas estão conseguindo estimular jovens e mulheres agricultores familiares a trabalharem ações em grupos. Tanto em Teolândia (Comunidade de Limoeiro) como em Ibirapitanga (Comunidade de Acarás), a Equipe Técnica representada pelo técnico agropecuário Pauliedson Brito, como a Coordenação Estadual, através da Eng. Agrônoma Divane Fernandes, vêm conseguindo motivar um número razoável de agricultores a se somarem em atividades coletivas, de cunho produtivo e educativo. Neste trabalho, tem sido fundamental o apoio e a participação do STR de Ibirapitanga, através do Coordenador Territorial do Médio Rio de Contas, Idilberto de Souza Santos.

Nessas duas comunidades, vêm sendo conduzidas experiências interessantes de planejamento e implantação de hortas comunitárias, com o plantio de gêneros que são destinados prioritariamente ao consumo das próprias famílias que participam. Além do consumo dos alimentos, essas hortas também se constituem em espaços de aprendizado sobre alternativas agropecuárias mais adaptadas ao bioma da Mata Atlântica, e em exercícios práticos do conhecimento de princípios agroecológicos construídos durante o percurso formativo trilhado pelos jovens e mulheres que atuam como AMA’s.

Pretende-se que os conhecimentos gerados nessas atividades com as hortas comunitárias contribuam para ampliar as possibilidades de sucesso dos jovens e mulheres AMA’s, que começam a conduzir suas experiências individuais com os Núcleos Produtivos que estão sendo instalados nas suas respectivas propriedades familiares.

A assessoria técnica às hortas é feita quando das visitas realizadas pelo técnico agropecuário responsável pelos atendimentos a estas comunidades. E durante as reuniões de monitoramento mensal, sempre se procura abrir espaço na pauta para momentos de avaliação e/ou de informação sobre o desenvolvimento da experiência. A FASE sabe que o grande desafio agora é conseguir manter as pessoas animadas para continuarem a experiência mesmo depois do encerramento das atividades do projeto, nestas comunidades.