07/12/2011 18:21
Os técnicos agropecuários Ana Isabel, responsável pela assessoria técnica nas comunidades dos municípios de Santo Estevão, Conceição de Feira e Anguera; e Wellington Santana, atuante nas comunidades de Feira de Santana e de Irará; planejaram e realizaram, conjuntamente, um laboratório que reuniu dezenas de jovens e mulheres que atuam como AMAs. Diversas famílias da Comunidade de Modelo, em Santo Estevão, também participaram.
Os laboratórios são um dos espaços de construção coletiva de conhecimentos utilizado pela FASE Bahia para concretizar o percurso formativo trilhado pelos jovens e mulheres AMAs.
O contexto sócioambiental das comunidades situadas no território do Portal do Sertão é o do Bioma da Caatinga. Portanto, a assessoria técnica da FASE procura trabalhar com base nos princípios da convivência com o semiárido, reconhecendo, respeitando, e procurando dialogar com os saberes acumulados pelos jovens e mulheres agricultores familiares que vivem e trabalham nestas comunidades.
No recente laboratório, a assessoria técnica da FASE contou com a participação do Engenheiro Agrônomo Wecsley Ferraz, integrante da coordenação estadual. Também estiveram presentes a articuladora territorial Gilmara Borges e a articuladora municipal de Santo Estevão, Arlinda.
Os conteúdos trabalhados pela FASE neste laboratório foram definidos em função dos conhecimentos que vêm sendo construídos nos outros espaços de formação como são as Oficinas Temáticas, Oficinas Modulares e visitas de assessoria técnica. A FASE procura levar em consideração, também, o tipo de Núcleo Produtivo que vem sendo trabalhado pelos jovens e mulheres AMAs envolvidos em cada atividade de formação. Por isso, neste laboratório, optamos por aprofundar a experimentação em torno da elaboração de ração balanceada para aves e suínos, investigando, identificando, selecionando e preparando a ração com insumos localmente existentes. Outro assunto foi as práticas de poda em árvores frutíferas, uma vez que muitas famílias têm quintais produtivos ao redor de suas casas ou pequenos pomares, quando a disponibilidade de água permite.
Sempre preocupada com a promoção da Segurança Alimentar e Nutricional das famílias com quem atua, a assessoria técnica da FASE incluiu também, neste laboratório, o debate sobre princípios e formas de instalação de hidroponia, e de horta suspensa, feitas com garrafas pet – materiais encontrados localmente para compor o substrato das plantas.