05/01/2011 22:31
Os integrantes da Equipe Técnica da FASE que atuam no Território de Identidade do Sisal (José Francisco Oliveira; Andréa Almeida; Luciano Barreto) vem conseguindo construir exemplos concretos de parceiras com outras entidades e organizações que atuam na defesa e fortalecimento da Agricultura Familiar.
O estabelecimento e consolidação de parceiras é parte fundamental da metodologia de trabalho da FASE. Por isso, em dezembro, o técnico agropecuário da FASE, José Francisco, articulou uma série de ações com a Fundação APAEB – Associação dos Pequenos Agricultores do Estado da Bahia; e com a FATRES – Fundação de Apoio aos/as Trabalhadores/as Rurais e Agricultores/as Familiares da Região do Sisal e Semiárido da Bahia; para ampliar a qualidade da assessoria técnica prestada aos ovino e caprinocultores das comunidades localizadas em municípios desta região do Semi Árido baiano.
No caso concreto desta parceira, o objetivo é fazer a coleta de fezes dos animais, para realizar exames no laboratório. Os técnicos responsáveis pelos exames no laboratório são o DEMILTON e o RAMON SANTIAGO do projeto SERTÃO PRODUTIVO, pela FATRES.
O exame se chama OPG (Contagem de Ovos por Grama de Fezes), e é uma ferramenta que permite monitorar as parasitoses em todo rebanho, naturalmente infectado por nematóides. Estas verminoses prejudicam o rebanho porque causam perda de peso e apetite; diarréia; anemia e papeira; desidratação; e nos casos graves, provocam inclusive a morte dos animais.
No trabalho de assessoria técnica aos ovino caprinocultores, os técnicos da FASE e das entidades parceiras esclarecem os agricultores familiares que apenas 5% dos vermes estão no interior do animal. Os outros 95% se encontra no ambiente, na forma de ovos e larvas, portanto só vermifugar os animais não adianta para garantir a sanidade do rebanho. A vermifugação só estaria eliminando os vermes internos. Os animais, ao pastarem, estariam se infestando novamente ao ingerir novas larvas presente na pastagem. Daí a necessidade de outras metodologias de manejo das pastagens para aumentar a sanidade dos rebanhos.